•▄▀• POSTAGENS MAIS RECENTES

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Xixi por submissão

Continuando o post anterior, segue outra versão completa de um dos nossos artigos. Nesse caso, foi uma resposta para a dúvida de uma leitora da revista em questão. O sobrenome da leitora foi omitido aqui por questões de privacidade.

Artigo escrito para a Revista Cães & Cia em agosto de 2008
"XIXI POR SUBMISSÃO"

Pergunta: Nossa cadela Brisa é uma vira-lata de mais ou menos 4 meses. Eu e meu marido a pegamos para adoção por que sabíamos que, nas condições dela, ninguém mais o faria. Ela é cinza, de porte pequeno, magrinha e extremamente medrosa com pessoas, talvez devido a maus tratos antes de ser abandonada e ir para a casa de uma das protetoras. Tenho outros seis cães no meu sítio, quatro deles adotados, e ela se dá bem com todos. A questão é que, mesmo comigo, a quem ela procura proteção, ao ver minha aproximação para pegá-la no colo para, por exemplo, pesá-la, ela faz xixi por medo. Não posso nem chegar perto dela brincando com a voz que ela acha que vou agredi-la e, mais xixi. Em relação ao procedimento normal de urinar ela está aprendendo a ir para a caixinha com o jornal. Como devo proceder para fazê-la entender que ela não precisa ter medo a ponto de se urinar, visto que ela não está mais em perigo? Como adestrá-la para continuar urinando e fazendo suas outras necessidades aonde deve sem que o medo dela aumente?
Vanessa, Rio de Janeiro.

Resposta: Oi Vanessa! Parabéns pelas adoções! Alguns cachorrinhos são naturalmente mais medrosos do que outros, principalmente se sofreram tanto em tão pouco tempo de vida. O xixi que a sua pequena faz é um gesto de submissão muito cordial no mundo canino, um sinal de que ela aceita a liderança de vocês. Normalmente esse tipo de comportamento vai diminuindo aos poucos até acabar por completo, à medida que o cachorro vai crescendo e sentindo mais confiança em si mesmo e no novo ambiente. A melhor maneira de lidar com isso é simplesmente ignorando o ato, sem brigar e também sem dizer coisas do tipo "está tudo bem". Tente evitar se aproximar da cadela, deixe-a no cantinho dela sossegada e espere que ela tome a iniciativa de vir até você. Quando isso acontecer, evite movimentos bruscos, abaixe-se para ficar menos intimidadora, não olhe a pequena diretamente nos olhos e procure falar com ela num tom de voz calmo. Com o tempo ela vai adquirir mais confiança e vai começar a se soltar, mas isso pode levar alguns meses. Tenha muita paciência e trate-a sempre com carinho, que ela vai retribuir o seu amor quando estiver pronta para isso. Assim que ela estiver liberada pelo veterinário, comece fazendo passeios calmos na rua, para que ela possa conhecer novos lugares, pessoas, animais, sons, cheiros e superfícies. Isso ajudará a aumentar a autoconfiança da peludinha. Quanto ao xixi e cocô de necessidade fisiológica, continue treinando devagar, sem pressa, lembrando de recompensá-la sempre que ela fizer no local certo e de ignorar os erros. Evite a todo custo brigar com a pequena, para que ela não fique mais assustada ainda.
Boa sorte!

Escrito por:
Sandra Régia - 2008
Treinadora Especialista em Comportamento Canino
Lord Cão - Treinamento de Cães Ltda.
sandra@lordcao.com.br
Fones: (81) 3341-1472 ou (81) 9994-5631
http://www.lordcao.com.br/
(É permitida a reprodução do artigo sem alterações desde que sejam colocados o nome da autora e o link para a webpage da Lord Cão)

UPDADE: O artigo foi publicado na Revista Cães & Cia número 352 de setembro de 2008. Cliquem nas imagens para ampliar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

•▄▀• OUTRAS POSTAGENS NOS LINKS ABAIXO