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sexta-feira, 20 de junho de 2008

Caso de Sucesso: Lord Cão e BitCão

Do site Caso de Sucesso, categoria "Animais de Estimação", publicado em 01/06/2008.

É cada vez maior o número de pessoas dispostas a gastar com seus amigos “de quatro patas”. Quando o assunto é o bem estar do cão, o público é bastante exigente: estão à procura de atendimento qualificado e produtos de primeira linha. O mercado pet está em fase de crescimento, especialmente para aquelas empresas que estão atualizadas com novos tratamentos, tendências e produtos diversificados e de qualidade. A Lord Cão - empresa de serviços e produtos especializados na mudança comportamental de cães - soube aproveitar a demanda de um nicho de mercado até então inexplorado e, além de pioneira de métodos, se tornou referência quando o assunto é comportamento canino. O grande sucesso vem do fato de que a empresa não vende só produtos e treinamentos, mas sim soluções para os problemas de relacionamento do cliente com o animal.


Em 1994, Wilson Celeste embarcou com sua esposa, Cláudia Pizzolatto, para os Estados Unidos com o objetivo de fazer um mestrado em negócios internacionais. Como possuíam visto de estudante, Cláudia não podia trabalhar durante o período em que o marido estava estudando. Lendo um jornal local descobriram que tinham como vizinho um dos mais renomados treinadores de cães dos EUA: Daryl Cooper. Decididos a encontrar alguma atividade para Cláudia, foram procurar o treinador na esperança de que houvesse algum curso de profissionalização na área. Começava ali, meio que ao acaso, a jornada que mais tarde proporcionaria a criação da Lord Cão. Nos três anos que permaneceram no exterior, ela teve oportunidade de fazer cursos de psicologia canina e trabalhar na escola de adestramento de Daryl Cooper em troca de aprendizado. Quando retornaram da viagem já tinham a intenção de trabalhar nesse segmento no Brasil.

Antes de colocar em prática o projeto para o novo empreendimento, foi feita uma minuciosa análise sobre o ambiente de negócio que estavam prestes a se envolver. Ao voltar para o Rio de Janeiro, recorreram a uma pesquisa de mercado na escola de comunicação da UERJ. Era necessário saber se havia algum potencial para uma empresa que trabalhasse com os donos de cachorro e não diretamente com os cães. O resultado desta pesquisa foi bastante animador e mostrou que o melhor caminho a seguir seria formatar o negócio baseado no público da classe alta e média-alta. A diferença entre empresas vencedoras e perdedoras muitas vezes está na forma de como elaboram e executam sua estratégia para o futuro.

A Lord Cão soube inventar seu próprio ambiente de negócio e mergulhou num mar de oportunidades, no qual a concorrência se tornou um elemento irrelevante. Com o caminho livre para inovar no mercado, a empresa introduziu uma mulher como treinadora de cães em uma época onde somente homens faziam este trabalho. Nesse primeiro momento, o objetivo era criar um diferencial de valor a partir das competências já existentes. Cláudia, por exemplo, tinha curso superior e falava inglês fluentemente. Esse perfil da treinadora ajudou tanto na conquista do público-alvo que até hoje todos os franqueados da rede são mulheres, têm curso superior e falam inglês.

A Lord Cão adaptou seus serviços de acordo com as necessidades dos clientes, oferecendo opções de aulas em grupo, aulas particulares e consultorias. A empresa se compromete a ensinar a melhor maneira de resolver os problemas de relacionamento com o animal, não importa qual seja: desde um filhote que não faz xixi no local certo até cães agressivos com as pessoas da casa. A divulgação boca-a-boca fez o número de clientes crescer tão rapidamente que, um ano após iniciadas suas atividades, já abria duas franquias em São Paulo, acompanhadas mais tarde de mais três unidades no Rio e uma em Recife.


Mais uma vez, percebendo as demandas de mercado ainda não preenchidas satisfatoriamente, ingressou num novo perfil de empreendimento. A partir de 2001, além de continuar trabalhando com treinamento de cães, abriu uma loja virtual que vende produtos e brinquedos específicos para treinamento de cães: a BitCão. A loja vende produtos exclusivos que muitas vezes não estão disponíveis no Brasil e que já são utilizados nos seus treinamentos. Hoje, com cerca de 141 produtos disponíveis, a BitCão é a maior loja virtual de produtos para cães no país, além de já ter superado em muito o faturamento do treinamento canino. Mesmo sendo um negócio de pequeno porte, compete com sucesso com grandes lojas virtuais, como: Submarino, Americanas e outras. E o potencial de crescimento ainda é muito grande. O projeto para os próximos anos é fazer novas parcerias internacionais e importar muitos outros produtos da linha com exclusividade.

Mesmo antes de se envolverem com o treinamento de cães, Cláudia Pizzolatto e Wilson Celeste já gostavam de animais. Ter afinidade com o que se vai trabalhar é fundamental na hora de abrir um negócio. O diferencial do casal foi pensar numa oportunidade alternativa, em que as suas competências fossem úteis. Graças a essa visão, hoje, além de fazerem o que gostam e terem sucesso profissional e financeiro, melhoraram bastante o estilo de vida. Trabalhando em casa eles tomam as decisões, entram em contato com fornecedores, vendem e administram todas as operações da empresa. O sucesso do empreendimento fica bem claro quando Wilson Celeste comenta satisfeito sobre sua atual situação: “É um privilégio poder fazer isto tudo sem ter que sair de casa e com todo o conforto”.


Empresa: Lord Cão
Site: www.lordcao.com.br
Contato: através do site
Ramo de atividade: treinamento de cães
Funcionários: até 10
Faturamento: não informado

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