•▄▀• POSTAGENS MAIS RECENTES

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Cachorros gigantes: a maior raça do mundo

Se lhe perguntassem qual é a maior raça de cachorro do mundo, o que você responderia? Dogue Alemão? São Bernardo? Esqueça! O maior cachorro do mundo é o Irish Wolfhound. A reportagem abaixo é com Patrícia Gonzales, de Ribeirão Pires - SP, a única criadora de cães dessa raça no Brasil. São 7 gigantes ao todo, que chegam a 2,3 metros de altura em pé e 90 quilos de pura doçura. Fonte: Portal M de Mulher

Há quatro anos eu e meu marido começamos a pesquisar sobre o irish - o cão gigante. Queríamos comprar, mas não encontramos nenhum aqui no Brasil. Então, fomos à Alemanha e trouxemos sete filhotes de dois meses cada.

Aqui, dois dos meus gigantes sendo adestrados. Se não forem ensinados, podem ficar meio perigosos, por causa do tamanho.

Eles são extremamente dóceis, mas precisam ser adestrados. Senão, destroem tudo por causa do tamanho. Uma rabada de um deles e já era qualquer objeto pessoal. Não que eles andem soltos pela casa, pelo contrário; ficam no canil, mas de vez em quando eu deixo eles entrarem só na cozinha.

Sabe o que é engraçado? Mesmo grandalhões, eles são ótimo ladrões! Se eu estiver preparando comida na mesa, eles chegam na ponta dos pés e, sem esforço algum, pegam o que for. Eu nem vejo! Apesar do tamanho, eles sabem ser discretos.

Brincadeiras à parte, não tenho do que reclamar: eles mal latem, no máximo uivam à noite. E só conheço um caso raro dessa raça que ficou bravo, mas foi porque o dono o adestrou pra ficar assim. Dava até medo... Ninguém podia chegar perto do portão, o cachorro logo ficava em pé, enorme, e começava a rosnar, babando. Mas é raríssimo, não é da natureza deles. A Lady, uma das minhas fêmeas, está com cinco filhotinhos há 30 dias e é incapaz de rosnar pra qualquer um. Eu inclusive dou mamadeira a eles três vezes ao dia. Sim, eles mamam também, mas como precisam de muito cálcio eu reforço a alimentação dos bebês.

Tudo deles tem de ser assim: enorme. Esse, por exemplo, é o potinho de água deles.

8500 metros pra eles correrem

A linhagem deles é da raça galgo — aqueles cães magrinhos de corrida, sabe? Por isso eles nem comem tanto quanto aparentam: 1 quilo de ração por dia já é suficiente. E eu os solto todos os dias, porque eles precisam correr. Nossa propriedade tem 8500 metros, espaço suficiente até pra eles.

Eu e meu marido somos apaixonados por cachorros. A gente sempre se apega aos filhotes e acaba ficando com pelo menos um. Dessa vez vamos ficar com a fêmea da ninhada. Os outros quatro já estão todos vendidos, a R$ 8 mil cada. Além dos sete adultos irish e dos cinco filhotes, temos dez malteses (que também criamos e vendemos), um fox paulistinha, um chow-chow (aquele da língua roxa) e um fila.

O irish tem algumas curiosidades. Primeira: na hora de comprar, as pessoas não procuram fêmeas nem filhotes, ao contrário do que acontece com qualquer outra raça. Quem procura essa raça já tem em mente um cachorro grande (logo, querem macho e adulto), e não pra procriação. Além disso, o macho não levanta a perna pra fazer xixi. Isso é uma maravilha, porque ele não urina na roda do carro. E as fêmeas só entram no cio pela primeira vez com 1 ano — e não aos 6 meses, como as fêmeas de outras raças.

Patrícia Gonzalez ao lado de um de seus irish wolfhound. De pé, eles chegam até 2,30 metros.

A parte mais difícil é que tudo precisa ser proporcional ao tamanho deles. Para transportá-los, carro grande. Eu comprei um Fiat Dobló e tirei os bancos de trás. Ainda assim, só cabem dois por vez. A cumbuca de água é um caldeirão. Eu tenho uma cortina feita de saco que serve de maca quando algum deles se machuca e precisa ser carregado. Certa vez perdemos um macho adulto, picado por uma cobra. E, quando morto, o peso dobra, né? Foi preciso chamar cinco homens pra carregá-lo até o lugar onde seria enterrado.

Mas a maior compensação é que é uma raça muito inteligente. Eles entendem tudo que eu falo — juro! Mas temos de tomar cuidado com as brincadeirinhas deles. Eles têm uma mania engraçada: vêm por trás de mim, enfiam o pescoço por entre as minhas pernas e me levantam. Se eu não estiver esperta na hora, o tombo pode ser bem feio. E quando estão felizes da vida, eles aparecem correndo e pulam em um de nós. Não dá outra: nos derrubam facilmente. Mas quem resiste ao olhar de desculpa com direito a beijinho? Eu é que não.

Um dos filhotes de 30 dias. Além de ainda mamar na mãe, os filhotes têm a alimentação complementada com esta super mamadeira de leite em pó integral, ovos, mel, óleo vegetal, cálcio e vitaminas.

8 comentários:

  1. olá. onde encontro os filhotes de Irish Wolfhound ? qual é o preço +ou-?

    ResponderExcluir
  2. Para achar criadores confiáveis de qualquer raça, o caminho é sempre procurar os canis registrados no kennel clube da sua cidade ou no site www.cbkc.org.br. O preço deve ser discutido diretamente com o criador. Antes de escolher um cachorro, é de fundamental importância verificar primeiro se ele tem o temperamento adequado ao seu estilo de vida.

    ResponderExcluir
  3. Muito lindos seus cachoros! realmente pra quem tem muito espaço é ótimo! Nem imagino essas belezuras no meu apartamento!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pelo comentário, mas esses cachorros não são meus, eu só publiquei a matéria, hehe!

    ResponderExcluir
  5. nossaaaaaaaa como pode ser tão grande este cão ele é gigante.

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho um dogue alemão e sem brinacdeira se colocarem os doisum ao lado do outro, sem duvida ainda acho que o meu é maior certamente, o são bernado é pequeno, mais ou menos ele é muito peludo já essa raça tambem é grande mais duvido ser maior.

    ResponderExcluir
  7. Gostaria de ter um desses, mais é muito caro!! são lindos!!

    ResponderExcluir
  8. Meu Deus parece um Cavalo inacreditavel !!!

    ResponderExcluir

•▄▀• OUTRAS POSTAGENS NOS LINKS ABAIXO