•▄▀• POSTAGENS MAIS RECENTES

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Na Espanha, lei obriga a passear com o cão

Não seria ótimo se houvesse uma lei obrigando os donos de cães a passearem diariamente na rua com os seus peludos? Pois na Espanha essa lei existe! Fonte: RTP (Portugal)

Câmara de Girona (Espanha) obriga donos a passear cães pelo menos durante 20 minutos: A obesidade e o excesso de peso podem ser também um verdadeiro flagelo para os cães e podem mesmo configurar o início de vários problemas de saúde. Deste modo, também para o melhor amigo do homem é recomendável fazer exercício. Na Espanha, a Câmara de Girona leva o assunto tão a sério que decidiu criar uma lei municipal que obriga os donos dos cães a passeá-los, todos os dias, durante 20 minutos. A jornalista Paula Véran escutou a opinião do bastonário da Ordem dos Veterinários sobre as virtudes desta lei. (Vejam arquivo de áudio abaixo)



UPDATE: Mais informações sobre essa lei foram publicadas no jornal britânico Telegraph e traduzidas pelo Terra Notícias. Como a tradução está legal (aleluia), segue o texto em português abaixo.

Os donos de cães que não dão muita atenção para seus mascotes que se cuidem. A cidade espanhola de Girona criou uma lei cujo objetivo é diminuir as brigas entre vizinhos por causa de latidos, multando quem deixar seu cachorro trancado em casa por muito tempo. Segundo informou o jornal britânico "The Telegraph" nesta segunda (13/04/09), a cidade recebeu mais de 300 denúncias no ano passado de pessoas reclamando do comportamento dos animais dos vizinhos.

As multas serão aplicadas a quem deixar seus cachorros trancados por mais de seis horas por dia ou em condições não apropriadas por longos períodos. Mas também serão multados quem não passear com seu mascote na coleira e quem permitir que o animal "tome banho" em fontes públicas. Para esses casos o valor pode chegar a 500 euros (cerca de R$ 1.430). Já quem alimentar cães e gatos das ruas (acho que o objetivo aqui é não sujar a cidade com comida espalhada) pode ter de pagar até 150 euros (cerca de R$ 430).

Apesar de alguns donos de cachorros da cidade catalã terem classificado a nova lei como "absurda", as autoridades municipais acreditam que ela só será aplicada em casos de disputas. "Nós não iremos de casa em casa para obrigar as pessoas a cumprirem as regras", disse Enric Pardo, responsável pelo departamento de meio ambiente na prefeitura. "Mas agora nós temos meios de penalizar os donos de cachorros negligentes seguindo uma denúncia de um vizinho".

Um pedacinho do texto original em inglês não foi traduzido, e eu me arrisco a publicar a minha versão aqui: A nova lei também irá permitir que as autoridades multem em até 2.000 euros os donos que não obtiverem a licença correta para criar "raças perigosas", e que saiam com esse cães na rua sem focinheira.

Um comentário:

•▄▀• OUTRAS POSTAGENS NOS LINKS ABAIXO