•▄▀• POSTAGENS MAIS RECENTES

terça-feira, 25 de março de 2008

Agility deixa cães e donos em forma

A matéria é do site G1, o portal de notícias da Globo (www.globo.com/g1).

Quem é louco por cachorro gosta de fazer tudo ao lado do melhor amigo - o que nem sempre é possível, já que muitos lugares não permitem a presença dos bichinhos. Mas aqueles que gostam de malhar podem contar com a companhia de seus cães para praticar exercícios. Existe um esporte voltado para cães que deve ser feito junto com o dono: o agility.

Vejam uma galeria de fotos aqui: http://g1.globo.com/Noticias/0,,GF55937-5598,00.html

No agility, o cachorro tem que percorrer um circuito de obstáculos, que exige força, equilíbrio e muita agilidade. Tudo é acompanhado pelo dono, chamado “condutor”. No final, vence o cão que completar o percurso sem cometer faltas e no menor tempo.

A partir dos dois meses, os cães podem começar a praticar o agility, e com um ano, o animal já está pronto fisicamente para aprender todos os exercícios do circuito, inclusive os saltos. Mas assim como os donos fazem avaliação física, antes de começar a treinar, é aconselhável levar o bichinho a um veterinário.

“O agility é legal porque é uma forma de praticar esporte com o cão. É uma ligação a mais na relação com o animal, além de ajudar a prevenir doenças cardíacas e outros problemas provocados pelo sedentarismo”, afirma o veterinário José Luiz Filho, que é técnico da seleção brasileira de agility e responsável pela área técnica da Comissão Brasileira de Agility (CBA).

“Não há uma idade para parar, mas o esporte tem que ser prazeroso para o cão. Quando já começa a ter dificuldade para o salto ou já não gosta mais, é hora de deixar de lado alguns exercícios e só continuar fazendo por diversão”, diz Luiz Filho.

Assim como não há limites para cães, condutores de qualquer idade podem praticar o esporte. “Para as crianças, é muito saudável. É interessante, pois exige determinação das crianças, que têm de fazer um esforço para cumprir os objetivos”, diz Fernando Leibel, coordenador geral da CBA.

“Os cães têm energia para gastar e o esporte ajuda a liberar essa energia. Tem bicho que destrói tudo em casa e depois, quando começa a fazer agility, consegue liberar essa energia. É uma forma de manter o bicho mais controlado, porque ele tem que respeitar o condutor”, diz Leibel.

Para saber onde praticar agility, consultem o site da CBA: http://www.agilitybr.com.br/


Leiam a matéria completa em: http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL351311-5598,00-CONHECA+O+ESPORTE+QUE+UNE+CAO+E+DONO.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

•▄▀• OUTRAS POSTAGENS NOS LINKS ABAIXO