•▄▀• POSTAGENS MAIS RECENTES

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Esquente seu cão no inverno

Do site da Revista AnaMaria.

Os mascotes sofrem com a queda de temperatura e merecem alguns cuidados para ficarem aquecidos no inverno.

Quando a temperatura cai, os cachorros também sentem as conseqüências. É verdade que eles contam com uma espécie de capa térmica natural: os pêlos. Mas (às vezes) eles não são suficientes para evitar que fiquem doentes. “Nesta época do ano, os cães podem adquirir doenças como a traqueobronquite ou tosse dos canis. Os sintomas são parecidos com os do nosso resfriado: febre, espirros, coriza e tosse”, explica a veterinária Tatiana de Freitas Coscia, do Au Pet Store, em São Paulo.

Por isso, é fundamental verificar se o seu melhor amigo já tomou a vacina contra esse mal. Ela é dada uma vez por ano (não há período específico). E mais: para garantir uma temporada de frio bastante calorosa, vale seguir as dicas da especialista. O seu cachorrinho agradece!

. Deixe a tosa para mais tarde

Os pêlos são uma proteção natural contra o frio. Então, espere o tempo esquentar para tosar o bichinho. “Se houver muita necessidade (olha a ênfase no *muita*, hein gente?), opte por roupinhas para deixá-lo aquecido, principalmente para passear na rua”, afirma. (Mas nada de exageros! Vestir o cachorro só por questões de estética faz mais mal do que bem).

. Nada de multidão

Evite ambientes com muitos cães, como hotéis para cachorro. Em caso de proximidade, eles podem adquirir doenças, como a tosse dos canis. “Esse vírus está no ar”, explica Tatiana de Freitas.

. Passeio programado

Escolha um horário em que a temperatura não esteja muito baixa. O ideal é sair com o seu cãozinho quando estiver sol. “Mas, como no inverno também há dias em que o sol está bem quente, muita atenção com os passeios feitos a partir do meio-dia. O sol muito forte pode queimar as patinhas dos cães”, adverte. (Além de causar hipertermia, o aumento da temperatura do corpo).

. Conforto garantido

Não é preciso colocar o cão para dormir na cama com você. Mas ele merece um cantinho gostoso. Se ele dorme em piso frio, forre o lugar com tecido e cubra-o com uma manta. “Não se esqueça de manter as janelas fechadas. As correntes de ar são prejudiciais à saúde dele”, diz.

. Banho sob medida

Se estiver muito frio, diminua a freqüência de banhos. Em vez de semanal, pode ser quinzenal. (Para compensar, aumente a quantidade de escovações do pêlo). E muita atenção aos cuidados pós-banho. “É preciso certificar-se de que o lugar escolhido tenha água quente e seja fechado. Outra dica é não sair logo em seguida. Isso evitará um choque térmico”, resume.

. Uma boquinha a mais

Se o seu cão não pára um segundo (atenção, *só* se ele não pára um segundo *mesmo*), você pode aumentar a porção de ração em 20 ou 30% nesta época. (Atenção, atenção, atenção!!! Não usem isso como desculpa para liberar geral!!!). “O consumo de alimento aumenta o nível energético. Mas o ideal é manter uma alimentação saudável. Então, aposte nas rações de ótima qualidade, que têm alto teor de vitaminas. Frutas e legumes também são bem-vindos. Já para os cães obesos, nada de aumentar a comida (nem para os gordinhos tampouco). Eles já possuem uma camada de proteção extra”, enfatiza.

No inverno, os cães ficam mais expostos a problemas de saúde, por isso a necessidade de atenção

Nenhum comentário:

Postar um comentário

•▄▀• OUTRAS POSTAGENS NOS LINKS ABAIXO