•▄▀• POSTAGENS MAIS RECENTES

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Seu amigão sem "cheiro de cachorro"

Do site da Revista AnaMaria.

Dicas simples que garantem a saúde e o bem-estar do seu cachorrinho. Ele merece!

Ter a companhia de um animal de estimação é mesmo uma delícia. Fiéis e companheiros, eles não poupam alegria para nos receber, brincar e oferecer carinho. Mas, para fazer tudo isso, precisam estar saudáveis e limpinhos. Por isso, AnaMaria conversou com a veterinária Ivana Carvalho, de São Paulo, e selecionou 7 cuidados muito simples que você deve ter com seu amigo, para livrá-lo de pequenos desconfortos e até de grandes encrencas. Confira:

1. LIMPE BEM AS ORELHAS

Para prevenir a otite – uma inflamação no canal auditivo –, você deve remover os pêlos do ouvido pelo menos uma vez por mês. Além disso, deve fazer a limpeza do excesso de cera semanalmente (pelo menos), com soluções vendidas em pet shops (ou com um algodão embebido em óleo para limpar bebês), e colocar um protetor auricular ou uma bolinha de algodão bem firme na hora do banho.

2. MANTENHA O BUMBUM CHEIROSO

As fezes que ficam grudadas na região do rabo podem disseminar verminoses, doenças de pele, pulgas, carrapatos e podem causar até anemia. Capriche na limpeza dessa região e faça a tosa higiênica uma vez por mês para diminuir os pêlos do bumbum e da barriga. (E nada de espremer a glândula anal, a não ser por orientação do veterinário, pois isso fará com que seja produzido mais líquido ainda. A secreção dessa glândula serve para lubrificar a passagem das fezes e, num cão saudável, ela é esvaziada naturalmente durante o ato de defecar).

3. FIQUE DE OLHO NO PET SHOP

. Na tosa, a tesoura e a lâmina devem estar limpas e em bom estado.
. A escova não deve ter pêlo nenhum. Fungos escondidos ali causam micoses.
. A temperatura do secador deve ser morna. Fria pode causar gripe e quente, queimadura.
. O secador não deve apontar para os olhos do bicho. O vento forte pode causar o ressecamento da córnea. Além disso, o secador deve ficar a 30 cm de distância.

4. CORTE AS UNHAS DAS PATINHAS

Se tem habilidade, pode bancar a manicure. (Se não tem, é melhor deixar a cargo da pet shop, pois as unhas dos cães são vascularizadas e, se cortadas no lugar errado, sangram bastante e causam muita dor). Para isso, é preciso ter alicate canino e gel hemostático (encontrado em pet shops). Caso sangre, passe o gel na hora. Tome cuidado com cortes muito rentes. Se não sentir segurança, peça a um especialista.

5. ALIMENTE-O COM RAÇÃO E LAVE BEM A TIGELA

Hoje em dia, as rações estão cada vez mais elaboradas e nutritivas. Por isso, você pode confiar! (Prefira as rações de melhor qualidade, do tipo premium ou super premium). Depois da refeição, lave e seque bem o pratinho. A umidade é um prato cheio para fungos e bactérias, que causam uma dor de barriga infernal.

6. DEIXE A CASINHA EM ORDEM

Além de acabar com odores desagradáveis, caprichar na limpeza da casinha do seu amigão evita pulgas. A sugestão é lavar a casinha semanalmente com água e sabão.

7. MANDE-O JÁ PARA O BANHO

Cada bicho tem a sua necessidade. Aqueles que vivem em apartamento não se sujam tanto quanto os que ficam no quintal. Em geral, a média é lavá-los com intervalos de sete a quinze dias. (Não antes do que isso, pois o excesso de banhos é prejudicial para os cães).

Seu bichinho precisa de carinho e atenção com sua higiene

Nenhum comentário:

Postar um comentário

•▄▀• OUTRAS POSTAGENS NOS LINKS ABAIXO