•▄▀• POSTAGENS MAIS RECENTES

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

A dor das plantas

Na escola, ainda menina, a professora me ensinou que as plantas são seres vivos e que sofrem com maus-tratos assim como humanos e animais. Tenho ainda vívida na minha memória a lembrança da aula na qual a professora falou que quando alguém machuca uma planta ela chora, e que o choro da planta é a seiva.

Esse tipo de ensinamento contribuiu para que eu crescesse uma pessoa com profundo respeito pela natureza, pelos animais e plantas. Claro que, de uma classe com 60 alunos nem todos absorveram a idéia, o que coloca uma parcela da responsabilidade na minha genética, no tipo de pessoa que eu nasci. Mas os bons ensinamentos perduram e nos levam para o caminho certo.

Enfim, essa história da dor das plantas é muito forte dentro de mim e certas coisas aparentemente banais me incomodam muito. Pode parecer loucura, mas eu fico tão indignada quando vejo uma planta espremida num vasinho, como quando vejo um pássaro numa gaiola ou um peixe num aquário. Para mim são prisões semelhantes.

Apesar de eu não entender nada de plantas e não ter o menor jeito para cuidas delas (eu só consegui fazer vingar caroço de feijão em algodão), há várias atitudes corriqueiras que me deixam com raiva da pessoa responsável e com pena da planta:

- Arrancar uma folha ou quebrar um galho: eu quase sinto a dor

- Colocar um peso extra, como um balanço ou uma garrafa para a fruta crescer lá dentro: muitas vezes a pobre planta se contorce toda para suportar a carga

- Enfeitar com luzes: eu me sinto sufocada por acreditar que a planta sofre com o calor tão próximo a ela, como se usasse um cachecol térmico

- Podar por estética: eu prefiro cem mil vezes a planta ao natural e acho um crime obrigar a bichinha a assumir um formato pré-definido, perfeito e impecável

- Colocar um arame para forçar o crescimento na posição desejada por estética: eu fico imaginando se alguém gostaria de ter o braço torcido e amarrado para que ficasse com um design fashion

- Submergir a planta ou a flor, como se tornou moda em decorações de eventos e casamentos: eu fico aflita como se a planta estivesse morrendo afogada

Nenhum comentário:

Postar um comentário

•▄▀• OUTRAS POSTAGENS NOS LINKS ABAIXO