•▄▀• POSTAGENS MAIS RECENTES

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Proteja seu cachorro nos dias quentes

Do site do Yahoo.

Proteja seu cachorro nos dias quentes: Eles também precisam de cuidados especiais e isso inclui filtro solar

Ao contrário dos humanos, que regulam a temperatura corporal pelo suor, os animais possuem poucas glândulas sudoríparas. Nos cães, as trocas de calor são feitas pela boca e pelo focinho (e um pouco também pelas almofadas das patas, mas não pela pele, como nós), portanto quanto mais quente, mais ofegante o animal pode ficar (isso inclusive é erroneamente confundido com cansaço: o cão põe meio metro de língua para fora e o dono, assumindo que o bicho está cansado, encerra o passeio). No verão, é necessário duplicar a quantidade de água fornecida, que deve ser trocada várias vezes para permanecer sempre limpa e fresca (a água deve ficar disponível o tempo todo). Outro fator a ser percebido é a perda de apetite nessa época, podendo ocasionar em perda de peso.

Na hora da caminhada, deixe que os cachorros comam e bebam quantidades moderadas pré e pós-exercício, para não correrem o risco de sofrer uma torção gástrica por ingestão (isso é válido em qualquer estação do ano, o cachorro não deve comer nem beber meia hora antes e meia hora depois de qualquer exercício, seja brincadeira ou passeio). "Devemos equilibrar exercícios físicos passeando moderadamente com os animais, de preferência antes das 10h e após as 16h", indica Vanessa Mecca, especialista em Pet Food. Importante destacar, como eles não usam calçados, não devem ser submetidos a caminhadas no asfalto ou na areia com temperaturas escaldantes, pois podem sofrer queimaduras nas patas.

Outra dica é abrigá-los à sombra para não causar hipertermia por exposição direta ao sol e ainda não deixá-los trancados no carro (de novo, dicas válidas para qualquer estação do ano). Se possível, fazer uso de filtros solares apropriados nos animais com pêlos curtos e claros e também com pele sensível, incluindo pontas das orelhas e focinhos (só usar filtro solar para cachorro, hein gente?). "Para quem acha que é frescura, eles podem sim, ter problemas sérios, com risco de lesões, queimaduras graves e até câncer de pele, devido à exposição ao sol", alerta Vanessa.

O calor aumenta também as infestações por pulgas e carrapatos. É necessário manter um controle eficaz com banhos semanais, no mínimo quinzenais (por favor não mais do que 1 por semana). Manter as vacinas e vermifugação em dia é fundamental (não esquecer também do carrapaticida, lógico!).

Nos passeios de carro, para evitar episódios de vômito durante a viagem de férias, recomenda-se não alimentá-los para percursos mais curtos e diminuir a ingestão de alimentos se o trajeto for mais prolongado (para os casos mais graves de enjôo, pode-se conversar com o veterinário para ver a possibilidade de medicar o cão). E não esquecer a água, jamais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

•▄▀• OUTRAS POSTAGENS NOS LINKS ABAIXO