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quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Caiu de amores pelo labrador?

Continuando o post anterior, segue uma matéria da Revista Veja, edição 2096 de 21 de janeiro de 2009.

Resista se for capaz: Assistiu ao filme, leu o livro e caiu de amores pelo labrador? Não é o único. Cuidado para que a sua versão de "Marley & Eu" seja menos conturbada.

Quem nunca teve um Marley na vida? O labrador protagonista do livro "Marley & Eu", transformado em filme recém-lançado, é daqueles cães endiabrados. Logo nos primeiros dias, ainda filhotinho, destrói a garagem da casa – e garagem, na concepção americana, é onde se guarda toda a tralha acumulada na história da família. Travesseiro, móveis e piso, nada escapa da sua fúria estraçalhadora. Incontrolável, arrasta atrás de si os donos, John e Jenny Grogan (vividos no cinema por Owen Wilson e Jennifer Aniston), e até a mesa de um restaurante. Não resiste à fresta aberta da janela do carro e salta dele em movimento. "Esse cão é como um vírus, que pode contaminar o grupo todo. Tirem-no daqui", desiste a mais rígida das adestradoras (uma adestradora muito meia-boca isso sim, porque Marley era o aluno que mais precisava dela e ela o expulsou da classe!). "É o pior cão do mundo", repete, exaustivamente, John Grogan, que transformou as travessuras em tema de sua coluna de jornal nos Estados Unidos, antes de lançar o livro. Incorrigível, sim, mas irresistível (?): "Marley & Eu", com seu turbilhão de confusões caninas, só veio alimentar (?) a paixão em vigor pela variedade de cão retriever, aquele treinado para apanhar a caça abatida sem causar estragos e entregá-la disciplinadamente ao caçador. "A procura pelo labrador, especialmente o amarelo, como o Marley, já aumentou perto de 20%", calcula Claudia Kneese, do canil Tokay, em São Paulo, especializado na raça. Em lojas de animais, as vendas também crescem desde o lançamento do livro no Brasil, em 2006, quando entrou (e está até hoje) na lista de mais vendidos de VEJA. (As pessoas realmente querem um cão destruidor e impossível? Ou só estão seguindo a moda do momento? ***Atenção!*** Não é todo mundo que tem a imensa quantidade de paciência necessária para ser dono de um Marley!!!).

Desde Lassie, a collie que estreou no cinema em 1943, todo cachorro-celebridade logo conquista espaço no sofá da sala (o que é um grande perigo, pois as pessoas esperam do filhote recém-chegado aquele comportamento do cão-ator, que só é super disciplinado porque passou por ***meses*** de treinamento constante). Já houve, famosamente, a era dos dálmatas. De temperamento difícil, adeptos do péssimo hábito canino de latir sem parar, acabaram criando nos Estados Unidos o triste fenômeno dos cães abandonados pela moda e pelos donos. Mais recentemente, subiu a cotação do pug, que vem a ser tanto Frank, o cão falante do filme "Homens de Preto", quanto Inès, a mimada cachorrinha da personagem de Françoise Fourton na novela "Por Amor". "Se o cachorro aparece em um filme ou novela, faz sucesso. Um caso famoso é o do west highland white terrier, da propaganda de um portal da internet (o iG), que em 2000 virou febre", diz Pedro Favaretto, presidente do Clube Paulistano de Cinofilia. Como o modismo produz a compra por puro impulso, sem nenhuma investigação prévia da compatibilidade entre caninos e humanos, não raro se instala o arrependimento (exemplo: a terrier branca e fofa da propaganda era agressiva com crianças). "Viu o filme e se apaixonou? Vá conhecer o criador, os pais, a ninhada toda, e tente achar um cachorro que combine melhor com seu estilo de vida e sua personalidade", recomenda a veterinária Daniela Ramos, da Universidade de São Paulo.

Mesmo antes do efeito Marley, o labrador já figurava entre os cachorros mais registrados na Confederação Brasileira de Cinofilia, depois do yorkshire (como a cadela Vida, da modelo Gisele Bündchen), do shih-tzu, do maltês e antes do lhasa apso. Contam a favor do único grandalhão da lista o jeito dócil e carinhoso, a capacidade de aprendizagem e aqueles olhos que parecem convidar: "Vamos brincar?". Originário do Canadá, de onde saiu para ser criado na Inglaterra, o labrador como cão de caça é obediente e pega leve na mordida, preservando a presa. "Ele foi selecionado para ser louco por água, ser muito carente (e então voltar para o dono) e gostar de ficar com objetos na boca (no caso, patos). Há uma linhagem mais enérgica, e outra, mais adequada para ser guia de cegos, que tem menos energia. Só que hoje existe muita mistura, o que dificulta a identificação. De modo geral, é um cachorro que precisa de atividade e, principalmente, do convívio com a família", explica o adestrador Alexandre Rossi. Todo mundo já sabe, mas não custa repetir: os desvios de conduta são invariavelmente causados pelos próprios donos. "Já treinei muitos Marleys. O labrador típico é brincalhão, mas calmo (eu discordo dessa frase: o labrador típico que a gente encontra no dia-a-dia é como Marley, com energia de sobra). Os problemas surgem porque atualmente o cachorro é um membro da família e as pessoas deixam que ele faça tudo o que quer. Erram por excesso de amor (discordo veementemente: o problema não é excesso de amor - onde já se viu isso? - o problema é excesso de mimos, falta de regras e falta de exercícios)", critica André Luiz Gaspar, adestrador especializado em comportamento animal. Para lidarem com casos extremos, os Estados Unidos ganharam o Encantador de Cães na figura do mexicano Cesar Millan, estrela de um seriado que aqui é transmitido pelo canal pago Animal Planet ("O Encantador de Cães" é um programa ***muito*** bom, quem tiver a oportunidade de ver não deve perder) e, claro, autor de sucesso. Seu lema: toda matilha tem um líder e quem deve assumir essa função é o dono, de coleira curta em punho (não é coleira e sim guia, mas eu nunca vi Cesar exigir guia curta; o que ele exige, e tem toda razão, é que o cachorro ande ao lado do dono ou ligeiramente atrás, nunca na frente) e a ideia, francamente difícil de assimilar (não sei por que "difícil de assimilar", a ideia está correta, os cães precisam de uma figura de autoridade), de que os amiguinhos de quatro patas querem acima de tudo um chefe dominante, não condescendente. A prova do sucesso de Cesar é que o próprio Grogan apelou a ele na hora de disciplinar Gracie, a labradora tranquila e preguiçosa que sucedeu a Marley na casa da família. Já no filme, para cobrir todo o espectro de tempo e de diabruras do personagem, foram usados 22 cães. Todos obedientíssimos (de novo, só porque passaram por ***meses*** de treinamento constante).

Marley e nós


Embora labradores não sejam, em geral, incontroláveis como o do filme (tenho cá minhas dúvidas) (na foto, com o ator Owen Wilson), também não são santinhos. Antes de levar para casa um fofíssimo filhote (preço: 1 500 a 3 500 reais), saiba que:

• é uma raça doce e sociável – mas muito (destaque para o *muito*) ativa, daquelas que exigem (destaque para o *exigem*) pelo menos um vigoroso passeio diário (de 1 hora no mínimo dos mínimos)

• cresce muito: 400 gramas ao nascer, 3 quilos um mês depois e, adulto, peso de modelo (humana), 45 quilos (vale lembrar que o custo de manutenção de um cachorro é proporcional ao seu peso)

• é guloso e, deixado ao próprio apetite, pode (é possível trocar esse *pode* por um *vai*) desenvolver obesidade

• não morde ninguém (depende, eu conheço labradores agressivos), mas destrói rápida e totalmente os objetos do seu interesse (pela Lei de Murphy, os objetos de interesse para o cachorro são os que custaram mais caro para o dono)

• precisa ter gente por perto; não é, de jeito nenhum, cachorro para exilar no quintal (nenhum cachorro gosta disso, independente da raça, mas alguns aceitam a situação melhor do que outros)

• o filhote mais espertinho da ninhada provavelmente é o que vai dar mais trabalho quando crescer (assim como o mais retraído vai ter as suas próprias limitações; o ideal é escolher o cão mais equilibrado, e não os extremos de comportamento)


Do cinema para a sua casa: O labrador toma o lugar que já foi da collie Lassie, dos dálmatas de Disney, do pug que fala e de outras estrelas caninas

Um comentário:

  1. EXCELENTE. Vou botar no Mãe, ok? Eu já escrevi sobre o boom das vendas de raças 'famosas' em várias ocasiões, inclusive qdo postei sobre o lançamento do filme do Marley. Beijo!

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