Papagaios também tomam Prozac (que é indicado também para alguns tipos de problemas de comportamento em cães, mas *sempre* seguindo a orientação de um médico veterinário experiente em comportamento canino)
Um papagaio de sete anos chamado Chico ganhou fama ao apresentar ataques de ciúmes (não sei no caso das aves, mas nos cães esse problema - muito comum e erroneamente classificado como ciúmes - é na verdade posse) cada vez que sua dona, Joyce Greenslade (na foto), de 41 anos, se aproximava do marido, Stephen. Nesses episódios, relatados pelo jornal britânico Telegraph, Chico arrancava suas próprias penas raivosamente, ou voava para cima de Stephen com o intuito de agredi-lo.
Cientistas acreditam que Chico, que apesar do nome é fêmea, assumiu um papel de dominância na família, e precisa ser treinada e tratada para aceitar a sua posição real no lar (idêntico ao que acontece com os nossos amigos de 4 patas). Para isso, veterinários passaram a lhe dar o calmante Haloperido, apelidado de “Prozac dos papagaios” (Atenção! Esse tipo não serve para os cachorros, por favor, viu gente? É incrível, mas muitos donos que eu conheço saem medicando seus cães por conta própria, e acabam tendo que levar o coitado do bicho, pior do que estava, às pressas para o veterinário. Importante: mesmo que muitas vezes seja possível usar remédios de humanos para tratar os cães, a dosagem é totalmente diferente!!!), e a ave também tem frequentados cursos de comportamento.
“Estávamos desesperados para achar uma solução, pois é horrível ver um papagaio que amamos tanto sofrer assim”, disse Joyce Greenslade. “O Prozac dos papagaios salvou sua vida”, conclui a dona de Chico.

Nenhum comentário:
Postar um comentário