•▄▀• POSTAGENS MAIS RECENTES

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

O difícil convívio entre cães e plantas

Essa é uma mensagem da BitCão, a loja virtual da Lord Cão - Treinamento de Cães.

O difícil convívio entre cães e plantas: A culpa é do cachorro?


Quando nós da BitCão lançamos uma mensagem temos em mente, pelo menos, 3 objetivos:

1) Levar informação sobre um problema comportamental canino e dicas para lidar com ele da melhor maneira possível;

2) Apresentar um novo produto, ou um que já seja nosso conhecido, que pode ajudar muito você e o seu peludo;

3) Fazer você pensar sobre que tipo de relação está tendo com o seu peludo.

Nesta mensagem vamos falar dos peludos que são hiperativos, que destroem plantas, jardins e ainda fazem suas necessidades nos lugares que escolhemos para ter as flores mais bonitas.

Vamos apresentar um produto totalmente novo no mercado que irá ajudar a manter seu jardim a salvo do peludo. E queremos que você se sinta inspirado para fazer o que é preciso para entender de onde vem essa sanha destruidora e como você pode ajudar seu peludo a ser mais feliz e comportado.

Então, que tal começarmos logo pela NOVIDADE?????

Repell Pet Jardim

A BitCão está muito feliz em ter na sua grade de produtos o Repelente Repell Pet Jardim que vai manter os cães e gatos, seus ou dos vizinhos, afastados das suas plantas, canteiros, calçadas, vasos e portões, com total segurança para o meio ambiente e para os peludos.

Uma solução simples e muito eficiente, que usa um repelente olfativo poderoso, para manter os bichos longe do jardim que você vem cuidando com tanto carinho. O kit inicial é composto de 6 difusores e um frasco de um repelente granulado, e cada difusor é capaz de agir por até 7 metros quadrados de área.

Sua instalação é simples e não precisa de nenhuma ferramenta. Basta abrir os difusores, colocar a quantidade indicada pelo fabricante, fechá-los e “espetar” na terra. Pronto, você terá semanas de tranquilidade com os bichos andando só por onde devem.

E quando o efeito do repelente passar basta encher os difusores novamente. Acabou o repelente? Não tem problema, agora é só comprar o Refil.

O Repell Pet Jardim é próprio para ser usado em áreas externas, até mesmo exposto ao sol e a chuva, sem causar nenhum dano para os bichos, nem para suas plantas mais delicadas. É seguro para animais e humanos, adultos ou filhotes. É um produto natural e biodegradável. Não faz mal ao meio ambiente.

Você precisa ter um se:

- Seu próprio cão, gato, ou o do vizinho faz xixi e cocô no meio das suas plantas ou na sua calçada;

- Gatos ou cães do vizinho prestam visitas indesejadas ao seu jardim;

- Seu cachorro deita em cima, pisoteia as suas plantas, ou cava buracos no jardim;

- Seu peludo, ou os da rua, ficam horas no portão latindo.

Bem, agora que já apresentamos a novidade, que tal entendermos melhor porque nossos peludos parecem adorar destruir nosso jardim, o que mais podemos fazer para resolver esse problema de vez, e ainda aproveitar para tornar nossa relação com nossos cães mais feliz e prazerosa?

A gente pode não querer acreditar, mas a grande maioria dos problemas cotidianos de nossos cães são fruto do pouco estímulo e da falta de exercícios que vivem, dia após dia. Nossa vida pessoal é muito agitada. Não temos tempo, não temos vontade, não temos prioridade para dar aos nossos peludos o tanto de movimento, atenção e trabalho para o qual eles foram criados em primeiro lugar.

Lembrem-se, Beagles foram feitos para perseguir um animal por horas seguidas, Labradores foram criados para caçar patos e outros animais aquáticos, os Terriers foram feitos para exterminar todo tipo de roedores que surgissem perto da casa, Huskies foram feitos para puxar trenós, e por aí vai.

Nenhum cachorro foi criado pensando nas horas que ele teria que passar sozinho, todos os dias. Nada para fazer? Que tal procurar uma minhoca que está cheirando debaixo da terra? Que tal mexer naquele canteiro que está com cheiro de terra novinha e cheia de fertilizante? Melhor! Vamos correr atrás de pequenos insetos e lagartos, passando por cima das petúnias, dos antúrios, dos brotinhos... Ahhhhhhhhh que delicia!

E não é só cachorro grande que gosta de procurar confusão no jardim da casa. Teoricamente todos os cães, de todas as raças, gostam de cavoucar. O que a gente observa é que as raças originalmente desenvolvidas para um trabalho específico e que demanda muita energia, tendem a cavoucar muito mais do que as outras raças. Alguns exemplos são: Pastores Alemães, Rottweilers, Huskies Siberianos, Beagles, Cockers Spaniels, Dachshunds, Labradores, Goldens Retrievers, e é claro, os especialistas na arte de desencavar até o esgoto, todos os Terriers.

Para solucionar o problema dos nossos obreiros de metrô, é preciso primeiro entender PORQUE OS CACHORROS CAVAM:

- Eles cavam para fazer suas "camas".


Cães que ficam o tempo todo no jardim costumam escolher um local "predileto" para deitar e, ao mesmo tempo, tomar conta da casa toda. Nada melhor do que fazer uma "caminha" neste lugar. Puxa daqui, tira matinho dali, remove umas pedrinhas de lá, "quem foi o louco que colocou esta bromélia bem no meio do meu quarto?", e pronto, temos um adorável local de repouso, com vista pro mar e totalmente decorado.

- Eles cavam porque estão entediados.


Não tem ninguém com quem brincar. Provavelmente a coisa começa com aquela plantinha sem-vergonha, que balança prá lá e prá cá, convidando pra brincar. Primeiro a gente destrói a plantinha, puxando cada folhinha com a delicadeza de um hipopótamo. Depois, quando já não tem nem um cabinho pra contar a história, a gente começa a cavar para ver da onde ela (a plantinha) veio e se tem outra escondida lá dentro. Aí a gente ouve uma voz, bem baixinho, estranha, mas com certeza chamando pra brincar num lugar novinho em folha. É o tal do gnomo. Cavando, cavando, cavando, um dia a gente chega lá. E por falar nisso, quantas coisas a gente acha no caminho, não é mesmo?

- Eles cavam para se exercitar.


É justamente por isso que as raças de trabalho tendem a cavoucar mais. A maioria dos donos não exercita o seu cachorro de forma constante e suficiente. O que fazer com toda esta energia? Bem, depois de puxar todas as roupas do varal, roer o pára-choque do carro, perturbar a vida do gato, pular que nem um desvairado em cima das pessoas, só resta cavar o jardim atrás de um tesouro do pirata.

- Eles cavam para ficar fresquinho.


Especialmente as raças calorentas. Cavando eles conseguem achar uma terra mais fresquinha e úmida, melhor só na praia. Se estiver muito frio eles também podem cavar para ficar mais quentinhos, já que enroladinhos num buraquinho é mais fácil de controlar a temperatura. Exatamente como os Huskies Siberianos, Samoiedas e Malamutes do Alaska fazem na neve.

- Eles cavam para esconder a comida rara de aparecer.


Aquele osso mensal, talvez, ou quando tem muita "gente" para disputar um petisco especial e a barriga ainda está cheia. Nem todos os cachorros enterram seus pertences preciosos, embora este ritual faça parte dos instintos ancestrais. Cachorros que gostam de enterrar coisas, enterram biscoitos, brinquedos, sapatos, carteiras, celulares, ou quase tudo que eles puderem ter acesso. É lindo quando eles são pequenininhos, mas um desespero quando eles ficam grandinhos.

- Eles cavam pra trabalhar.


A teoria de todo Terrier é: se não posso ser desentocador de raposas, vou ser arqueólogo e achar um dinossauro ENORRRRRRRRRRRRME, só para mim. É que nem ser aviador: tá no sangue e não há nada que vá fazê-los mudar de idéia.

- Eles cavam para escapar.


Claro, um dia você leva o seu peludão para passear no "Baixo Totó". Deixa ele tomar umas biritas, mexer com umas cadelinhas, surfar nas ondas, e depois nunca mais. O cão pede a chave do carro emprestada, e você nada! Pede pra sair com uns amigos sábado à noite, e você manda ele voltar antes das 10 da noite. Ele pede pra dormir na casa da namorada, e você diz que não porque ela não é de boa família. Até eu fugia! Falando sério, machos tendem a cavar perto das cercas para fugir, mais do que as fêmeas. Provavelmente tudo começa com um espírito mais independente, e um cheirinho de cadela no cio também não ajuda nada.

- Eles cavam porque tem um bichinho no jardim.


Em alguns casos o seu jardim tem camundongos (só não vou dizer rato que é pra não assustar os mais sensíveis). Você ainda não sabe, mas o seu cachorro já sentiu o cheirinho deles. Às vezes o ratinho ainda está no terreno baldio do lado, mas o peludão quer acabar com este intruso o mais rápido possível.

SOLUÇÕES?

Na maioria dos casos é só "dar" aquilo que ele precisa. Ou seja, mais exercício; uma casinha ou abrigo, com um paninho pra ele empurrar pra lá e pra cá e fazer a cama do jeito dele; reservar um horário, todos os dias, para brincar com o totó; acabar com os roedores;

Com outros peludos é bom acrescentar também medidas corretivas e restritivas (das plantas e não do cão). Coloque o Repelente Repell Pet Jardim nos pontos estratégicos e fique de olho para ver se a quantidade de difusores é suficiente e se o repelente ainda está ativo. Se uma área for muito nobre cerque-a com alguma tela, até seu cão perder totalmente o interesse por ela.

O importante é lembrar que ter um quintal enorme não costuma adiantar muito quando se trata do peludo se exercitar. A grande maioria dos cães só se mexe mesmo quando o seu dono lhe dá a imensa honra e o prazer de acompanhá-lo. Ou seja, só tem graça se você estiver junto, senão é melhor dormir o dia todo e estragar as plantas a noite inteira mesmo!

Outro ponto importante é que não adianta nada tentar tornar o seu cão um atleta de fim-de-semana. Os exercícios precisam ser diários e regulares. Cansativo? Pode até ser, mas veja pelo lado bom das coisas, provavelmente você também está precisando de um pouquinho de exercício, e uma bela caminhada (mas CAMINHADA MESMO e não passeiozinho mole) vai fazer maravilhas pela sua saúde também.

O xixi e cocô na grama, ou no meio do canteiro, também tem a sua explicação. Cães são por natureza preocupados em manter o seu território limpo, e se possível livre de urina e fezes. Usar um solo mais permeável, que escoe rapidamente o xixi e que possa absorver as fezes o mais rápido possível é instintivo para estes peludos, e é por isso que eles acabam preferindo usar o canteiro das suas flores premiadas (que ele ainda não conseguiu destruir inteiramente).

Nesta história toda de destruição paisagística é certo que o cachorro não tem culpa e não deve ser punido, ou trancafiado por causa disso.

Na verdade, ninguém tem culpa nesta história, mas a responsabilidade de ensinar e cuidar das necessidades dos bichos que tanto amamos é toda nossa.

Um comentário:

  1. Amei a matéria, foi de grande valia para que eu pudesse educar melhor a minha Husky de 6 meses que é uma espoleta, já colocamos cerca no jardim e ainda assim ela dá um jeito de entrar.

    ResponderExcluir

•▄▀• OUTRAS POSTAGENS NOS LINKS ABAIXO