•▄▀• POSTAGENS MAIS RECENTES

sexta-feira, 4 de abril de 2008

Fica comigo - cães que sofrem sem os donos

Essa matéria foi publicada na revista Saúde é Vital (http://saude.abril.com.br/) edição 268 de dezembro de 2005.

Um cão pode morrer de saudade, sim. Literalmente. A vendedora Márcia Regina Adell que o diga. Quase perdeu seu schnauzer quando foi para os Estados Unidos. "Assim que soube que Peter foi internado, voltei para São Paulo e ele ficou novo em folha", conta. Nem é preciso ir tão longe para provocar uma crise. Basta deixá-lo sozinho em casa durante horas todos os dias. É que o animal, independentemente da raça ou da idade, encara isso como abandono. "Para o cão, que é social por natureza, ficar longe do dono é traumático, causa sofrimento", diz a psicóloga e veterinária Hannelore Fuchs, especialista em comportamento animal. E aí, não dá outra: ele interage menos, fica estressado e pode até chegar ao esgotamento nervoso. Tanta dependência é coisa séria, mas nem todos reagem da mesma maneira à ausência do dono. Poodle e yorkshire são algumas das raças mais carentes.

OLHE AQUI, PRESTE ATENÇÃO!

Se o seu amigo anda solitário e já dá mostras de apatia, abra o olho. Um simples desânimo pode progredir para depressão, falta de apetite e doenças causadas por vírus e bactérias, além de dermatite e gastrite. Sem contar outras mudanças de comportamento. "Ele simplesmente deixa de brincar ou de roer ossos. E, se ele só se alimentar quando o dono estiver em casa, a situação é grave", avisa Rossi. A saída, nesse caso, é um tratamento sério, que passa até por antidepressivos. Para evitar que a situação chegue a esse ponto, o dono deve adotar medidas diárias que aliviem a tensão do animal, como levá-lo para passear. "Estabelecer essa rotina é garantia de que vai ver outras pessoas e interagir com elas", explica a adestradora e especialista em psicologia canina Cláudia Pizzolato, da Lord Cão, no Rio de Janeiro. E nada de exagerar na atenção. Ficar 24 horas ao lado do animal também faz mal. "Ele deve se acostumar aos momentos de solidão, senão entrará em pânico quando isso acontecer", explica Rossi.

SOLIDÃO, QUE NADA

Não deixe que o isolamento faça mal ao seu amigo:

- Ter outro cão ou mesmo um gato pode aliviar o estresse provocado pela sua ausência. Antes de comprar outro pet, porém, consulte um especialista em comportamento animal.
- Uma diarista pode ser uma boa companhia, mas uma creche ou mesmo a casa de amigos ou parentes também são alternativas no caso de você precisar se ausentar por mais tempo.
- Procure sair e chegar em casa naturalmente, sem fazer alarde. Pedir desculpas antes de sair ou fazer festa sempre que volta só vai aumentar a ansiedade.
- Interaja com o cão no lugar onde ele fica preso quando está só. Sentir o cheiro do dono dá mais conforto e segurança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

•▄▀• OUTRAS POSTAGENS NOS LINKS ABAIXO