•▄▀• POSTAGENS MAIS RECENTES

quarta-feira, 25 de março de 2009

Coceira em cão pode ser sinal de alergia

Uma das coisas mais difíceis de se detectar é a causa de uma alergia. Praticamente *tudo* pode dar alergia nos cães, da ração à caminha, dos produtos de limpeza usados na casa ao xampu usado no banho do peludo, do cloro da piscina à grama do parque. Se o seu cachorro apresentar uma coceira constante, leve-o ao veterinário para verificar se é alergia, pois uma coceira pode significar muitas coisas além de alergia. Confirmado o diagnóstico, pare de usar todos os produtos passíveis de causar irritação e vá reintroduzindo um por semana, até descobrir a causa do problema. Comece verificando se o animal tem pulgas ou carrapatos, depois siga para os produtos químicos, em seguida investigue as atividades ao ar livre (piscina, areia, grama, pólen, etc.) e não esqueça de checar também a ração e os petiscos. Fonte da matéria a seguir: Folha Online

Assim como os humanos, os cães também sofrem com as alergias. As causas podem ser inúmeras, desde algum ingrediente da alimentação até o contato com produtos químicos.

"A alergia é um estado de hipersensibilidade, na qual a exposição do animal a substâncias geralmente inofensivas, conhecidas como alergênios, desencadeia uma reação exagerada", explica a veterinária Tatiana Pelucio, coordenadora para assuntos profissionais do CRMV-SP (Conselho Regional de Medicina Veterinária de São Paulo).

Os sintomas mais frequentes aparecem na pele do cachorro. São coceiras intensas, lambidas constantes, pelos escassos e sem brilho, engrossamento da pele e mau cheiro. Em casos alimentares, pode ocorrer vômito e diarreia.

Como as alergias podem ser causadas por vários agentes, o mais difícil é identificar o que faz mal ao animal. Por isso, os diagnósticos começam com o tipo mais comum: alergia a picada de pulga.

"Ela é causada pela saliva do inseto, e são necessárias apenas algumas picadas para induzir a reação", afirma Tatiana.

Se o problema não for a pulga, pode ser a alimentação. Geralmente, é causado por ingestão de carne de vaca ou de porco, derivados do leite, milho, trigo ou soja. Nesses casos, substituir a comida caseira por ração pode não resolver. "[Os alimentos prontos] utilizam diversos ingredientes em sua composição, como a carne de vaca. Se o cão for sensível a esse tipo de alimento, por exemplo, vai ter reações alérgicas da mesma forma", explica o veterinário Miroel Gasko.

O indicado é levar o cão a um veterinário para diagnosticar o problema e indicar o tratamento. Afinal, segundo Tatiana, coceira não é sinônimo de alergia. "Os sintomas são compatíveis com outras doenças, algumas contagiosas para o homem, como a sarna."

Principais tipos de alergia em cães

Dermatite alérgica à picada de pulga: É um tipo muito comum, causado pela saliva da pulga. São necessárias apenas algumas picadas para começar o problema. Ocorrem, em geral, em cães que tenham entre três e quatro anos

Alergia alimentar: Geralmente, pode ser causada por ingestão de carne de vaca ou de porco e derivados de leite, milho, trigo e soja. Conservantes ou corantes também podem ser alergênios

Alergia de contato: Acontece quando o animal tem um contato constante com algo com o qual é sensível, como produtos químicos. Geralmente, ela se desenvolve nas patas e na região anal

Dermatite atópica: É uma predisposição a desenvolver problemas de pele quando em contato com partículas normalmente inofensivas, como pólen, plantas, gramas, ervas, pó, ácaros, fungos, bolores etc. Algumas raças, como lhasa apso, labrador, sharpei e pug, são mais predispostas a contrair a alergia

2 comentários:

  1. acho que meu pug está com alergia da saliva do meu labrador, isso é possivél?? está com feridas q só vão piorando ...só melhora quando separo os dois...o veterinario dele falou o nome disso, qual é??existe mesmo?como tratar?

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente não tenho como lhe ajudar porque não vou veterinária. Se o seu vet falou que é possível e você está na dúvida, consulte outro vet, peça uma segunda opinião! Mas não deixe de tratar, pois o problema deve ser bastante incômodo para o seu pug e pode se agravar!

    ResponderExcluir

•▄▀• OUTRAS POSTAGENS NOS LINKS ABAIXO