•▄▀• POSTAGENS MAIS RECENTES

quarta-feira, 25 de março de 2009

Os cães e os perigos da Páscoa

A Páscoa está chegando e está na hora de relembrar os perigos que o chocolate traz aos nossos queridos amigos peludos. Não esqueçam, hein gente: chocolate pode matar os cães! Fonte: Maracaju News

Ingestão de chocolate traz riscos à saúde dos cães

Por ser altamente palatável, o chocolate é muito atraente também para os cães. Disponível em grande quantidade nesta época do ano devido às comemorações da Páscoa, o alimento possui ingredientes que são metabolizados de forma diferenciada no organismo de humanos e animais. “É comum ver pets ingerindo chocolate, seja oferecido pelos donos, que não resistem aos apelos do mascote, ou quando roubam pedaços da sobremesa que está acessível.

Mas isso traz riscos graves à saúde do animal e evitar o problema é a melhor recomendação”, alerta o Diretor Clínico do Hospital Veterinário Pet Care, Marcelo Quinzani.

Quinzani esclarece que o chocolate é constituído entre outros componentes por carboidratos, lipídios e metilxantinas, que são teobromina e cafeína. De acordo com o médico veterinário, estas últimas substâncias são as maiores causadoras de intoxicação nos cães.

“Esses componentes são absorvidos em boa parte no trato digestivo do animal e são distribuídos via corrente sanguínea para diferentes partes do organismo, como o coração e o sistema nervoso central”, explica.

“No sistema nervoso essas substâncias vão competir com outras responsáveis pela modulação da atividade cerebral e podem provocar excitação. No músculo cardíaco, a atividade também vai ser potencializada aumentando assim a frequência dos batimentos e levando a um descontrole dos mesmos.”

Em grandes quantidades no organismo do animal ("Grandes quantidades" aqui sendo um termo altamente relativo, pois a "grande quantidade" para um chihuahua não é igual à de um dogue alemão. Além disso, eu acho que veneno é veneno e não tem essa de veneno pouco: chocolate é um verdadeiro veneno para os cães, não importa a quantidade. Mesmo sabendo que uma "pequena quantidade" de cianureto não iria lhe matar, você arriscaria tomar???) essas substâncias vão causar ainda hipertensão moderada, diminuição ou aumento dos batimentos cardíacos, arritmias, tremores, aceleração do ritmo respiratório, ofegância, aumento da temperatura corporal e incontinência urinária.

“Outros sinais clínicos de que o animal está em um quadro de intoxicação são as ocorrências de vômitos, diarréia, polidipsia, quando o cão bebe água em grande quantidade, ou poliúria, quando o animal urina além do normal”, relata.

“Hemorragias intestinais também podem ocorrer em alguns casos, normalmente entre 12 e 24 horas após a ingestão do alimento. Todos esses sintomas agravados podem levar o animal ao coma e em alguns casos até à morte.”

O veterinário lembra ainda que a quantidade de teobromina varia de acordo com o tipo de chocolate.

Quanto mais gordura o chocolate possuir, menor será o teor desta substância que ele vai concentrar, por isso, os chocolates brancos oferecem menor risco de intoxicação para os cães enquanto os chocolates amargos são os mais perigosos.

“Quanto mais escuro, puro e concentrado for o chocolate maior será o risco de intoxicação”, resume. “O chocolate amargo pois possui em torno de 1,35% de teobromina enquanto que no chocolate branco esse teor gira em torno de 0,005.”

Doses de risco

A dose tóxica de teobromina e cafeína para cães é em torno de 20 a 60 mg por kg de peso e a dose letal situa-se entre 100 e 200 mg por kg de peso.

“Se um cão de 2,2 kg de peso ingerir uma dose de 113,4 gramas de chocolate ao leite, essa quantidade já é tóxica”, exemplifica.

“Já se esse mesmo animal comer 12,9 gramas de chocolate amargo essa também será uma dose tóxica devido à variação na quantidade de teobromina”.

O tamanho do cão também influencia na intoxicação, mais comum em animais de pequeno porte, pois há maior quantidade de chocolate disponível em relação ao seu peso corporal. “É mais comum também em filhotes, pois sua curiosidade natural faz com que ingiram grandes quantidades de alimentos estranhos”.

Outra particularidade dessa substância é seu tempo de atividade no sangue do animal, por isso as quantidades tóxicas não necessariamente precisam ser ingeridas de uma única vez.

“No cão a meia vida da teobromina é de 17,5 horas, podendo ficar no organismo por até 6 dias, pois sua eliminação não acontece pelos rins, somente por via hepática”, aponta. “Em conseqüência disso, doses repetidas em dias sucessivos também podem levar à intoxicação”. (Esse é um detalhe fundamental que muita gente não se dá conta: deixar o cachorro comer um tiquinho de chocolate por dia não faz mal? Faz sim e taí o motivo!!!)

Infelizmente não existe antídoto para a intoxicação com essas substâncias e o tratamento deve ser feito para minimizar os sintomas.

“Trata-se de uma emergência e a intervenção do veterinário é necessária. Na maioria dos casos, é recomendada a internação do animal para que ele possa ter o acompanhamento médico necessário”, pontua Quinzani.

“Por isso, a melhor recomendação é evitar que os animais tenham acesso a esse alimento e, em caso de ingestão acidental, observar o comportamento do animal e procurar o especialista.” As informações são da assessoria de imprensa do Hospital Veterinário Pet Care.

Um comentário:

  1. EITA transmimento de pensação! Acreditas que fiz um post dia 18 últiimo usando o mesmo artigo que você? Mas como achei longe da Páscoa, deixei nos rascunhos.
    Eita mulher ligeira!

    Beijo

    ResponderExcluir

•▄▀• OUTRAS POSTAGENS NOS LINKS ABAIXO