Fonte: Bayer Pet
O Projeto Cão-guia do Integra é uma iniciativa pioneira no Brasil e na América Latina no adestramento de cães-guia para pessoas com deficiência visual.
Localizado em Brasília (DF), o projeto Cão-guia conta com um complexo de treinamento, que dispõe de maternidade, Centro Veterinário, área de lazer para os animais, área com simulação de uma mini cidade, além de alojamento para os deficientes visuais que participam dos treinamentos e adaptações com os cães.
Cães-guia, da esquerda para a direita: Zircon, Atlas e Quartz
Como resultado da parceria entre o projeto e a área de Saúde Animal da Bayer HealthCare, todos os cães recebem cuidados especiais, através de medicamentos que garantem a excelente saúde de todos eles, o que é fundamental para um bom desempenho em suas atividades como guias.
O objetivo do projeto Cão-guia é proporcionar aos deficientes visuais mais autonomia e independência em suas relações na sociedade e no mercado de trabalho, promovendo assim uma verdadeira inclusão social.
O treinamento
O processo para a preparação de um cão-guia é feito em várias etapas, que iniciam antes mesmo dos animais nascerem. Na primeira delas, é realizado um trabalho de seleção e de análises genéticas com os cães reprodutores (matrizes), que tem como objetivo a garantia de um maior aproveitamento das ninhadas. (Sobre o tema: Lord Cão News "Nem todo labrador serve para guia de pessoas cegas")
Hanna, 4 meses, na residência da família hospedeira
Aos dois meses de idade, os cães são adotados pelas famílias hospedeiras, que participam voluntariamente do projeto, realizando a socialização desses filhotes. Nesta etapa de socialização, os cães aprendem a conviver com todas as situações do dia-a-dia.
Ao completarem um ano de idade, os cães retornam para o Centro de Treinamento do projeto, onde passam inicialmente por avaliações de saúde e de comportamento.
Hanna, com o todo o Equipamento para Cão-guia
Sendo aprovados, os cães passam então para a fase de treinamento, que dura seis meses, e é dividida em vários estágios, como por exemplo:
- Comandos iniciais: os cães aprendem a sentar, deitar, virar para a esquerda e para a direita, vestir o arreio, etc.
- Primeiros obstáculos: os cães aprendem a lidar com pequenos obstáculos como ressaltos, degraus, pisos irregulares, etc.
Centro de Treinamento - Mini cidade
- Simulação de situações externas: dentro do Centro de Treinamento, os cães aprendem a desviar de obstáculos como banco de praça, orelhão, caixa de correio, a caminhar por calçadas, faixa de pedestre, etc.
Alexandre Reis e Hanna
- Treinamento externo: os cães vão para as ruas, onde são submetidos a situações reais, tanto em ambientes abertos, como praças, feiras, calçadões públicos, quanto em locais fechados, como rodoviária, estação de metrô, aeroporto, shoppings, restaurantes, etc.
Alexandre Reis e Hanna
- Após a conclusão da etapa de treinamento, acontece a fase de adaptação, onde os deficientes visuais recebem todas as orientações técnicas, aprendendo assim a interagirem com os cães, e a comandá-los. Também nesta fase, recebem todas as orientações veterinárias para os cuidados necessários com os animais.
Marinalva Lima e Gypsy
•▄▀• POSTAGENS MAIS RECENTES
domingo, 8 de março de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
•▄▀• OUTRAS POSTAGENS NOS LINKS ABAIXO
-
▼
2009
(137)
-
▼
março
(37)
- Cachorros não sentem inveja nem ciúme
- Coceira em cão pode ser sinal de alergia
- Os cães e os perigos da Páscoa
- Cães dos quadrinhos
- Cachorro mau comportado é culpa do dono
- Cães e gatos vão à praia somente no colo
- O recorde de cão mais velho do mundo
- Os brasileiros e a sua paixão por cachorros
- Os alemães e a sua paixão por cachorros
- Tempo mais quente, mais mordidas de cães
- Obama e a escolha do cão da Casa Branca
- O problema da gravidez psicológica
- Desabafo mal-humorado
- Um português na Casa Branca
- Mais sobre o Projeto Cão-Guia de Cego
- Cães-guia: acesso ainda é difícil
- O ridículo tem limite
- Cachorro sabe ligar para emergência
- Gosto não se discute
- Saiba mais sobre a cinomose canina
- Campanha nacional "Cinomose Aqui Não"
- Injeção substitui castração em machos
- Pipoka, a cachorrinha parteira
- As vantagens de adotar um amigo vira-lata
- Já nas bancas
- Chega de crueldade
- Por que ainda é tão difícil aceitar a castração?
- Cadela adotada pelo homem da carrocinha
- Itália elimina a "lista negra" de raças caninas
- "GPS natural" traz animais de volta ao lar
- Dicas para levar o pet para viajar
- Entrevista com Cláudia Pizzolatto
- Casa, comida e carinho
- O melhor amigo
- Ditadura do pedigree castiga cães
- Dicas básicas para educar seu cão
- A BitCão é destaque na Exame PME
-
▼
março
(37)
Olá... Meu nome é Adriana Mello faço faculdade de Arquitetura e Urbanismo em Maceió Alagoas e farei meu trabalho final de graduação (TFG) um CENTRO DE ADESTRAMENTO DE CÃES-GUIA PARA PORTADORES DE DEFICIÊNCIA VISUAL e gostaria de saber mais informações a respeito desse centro de treinamento, de fotos dos ambientes internos e externos desse complexo como maternidade, Centro Veterinário, área de lazer para os animais, área com simulação de uma mini cidade, além de alojamento para os deficientes visuais que participam dos treinamentos e adaptações com os cães.
ResponderExcluirE gostaria de fazer uma visita para poder entender mais sobre esse funcionamente que terá uma base enorme para o meu TFG.
obrigada e gostaria muito de receber alguma resposta!
Oi Adriana, nós não temos nenhum vínculo com este projeto, peço que por favor entre em contato diretamente com a entidade.
ResponderExcluircomo eu faço para cadastra-me como foluntario para familia hospedeira de um cao guia??
ResponderExcluirOi Felipe, nós não temos nenhum vínculo com este projeto, peço que por favor entre em contato diretamente com a entidade.
ResponderExcluir