•▄▀• POSTAGENS MAIS RECENTES

sexta-feira, 6 de março de 2009

Já nas bancas

Duas dicas rapidinhas: a revista Superinteressante de março de 2009 trás uma reportagem de capa realmente muito boa sobre cães, vale a pena conferir. Já falei que fou fã da revista, né? O título da matéria é "Cachorros - porque eles viraram gente".

E na revista Cães & Cia de fevereiro de 2009, uma ótima matéria chamada "Quer seu cão mais educado?" conta com a participação de Cláudia Pizzolatto, a dona da matriz da Lord Cão no Rio de Janeiro. Cláudia costuma ser consultada pela revista para muitas das reportagens que vocês podem ler todos os meses nas bancas.

UPDATE: Achei no Bicharada a capa da revista Superinteressante e um resuminho da matéria, que segue abaixo.


A matéria explica a evolução dos cachorros – do lobo até o cachorro doméstico que conhecemos – e como algumas raças foram prejudicadas pela ação do homem.

O buldogue, por exemplo. Originalmente a raça não era tão gordinha, era muito mais atlética. Mas segundo a Superinteressante, o buldogue só ficou gordo e enrugado porque nós achamos bonito. Com cruzamentos entre cães parecidos ou da mesma família os homens geraram um buldogue com desgaste prematuro das articulações, um buraco no coração que pode levar à morte e estreitamento das vias aéreas.

De modo geral, o homem tentou aperfeiçoar e embelezar as raças, mas isso resultou numa explosão de doenças genéticas.

A reportagem também explica alguns comportamentos dos cães. Trazer as coisas de volta é explicado pelo instinto predador do lobo. Os cães gostam de correr atrás das coisas e trazer de volta, como se estivessem levando comida para a matilha. O xixi no poste também tem explicação científica. O objetivo de urinar com a perna levantada é fazer com que a urina fique na altura do focinho de outros cães. É assim que os lobos demarcam o território. O famoso beijo de cachorro, aquelas lambidas que os cães gostam de dar no nosso rosto, tem a explicação mais curiosa na minha opinião. O instinto do cão pede para você regurgitar comida pra ele, isso porque os filhotes de lobos comem comida regurgitada pela mãe. Isso também explica porque alguns cães comem o próprio vômito.

Nossa paixão por cachorros também é explicada na matéria pelo viés da evolução. Quando brincamos com eles, nosso corpo libera ocitocina, o mesmo hormônio que nos faz amar as crianças. Este dado só reforça algo que sempre digo aqui no Bicharada, os animais nos tornam mais humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

•▄▀• OUTRAS POSTAGENS NOS LINKS ABAIXO