•▄▀• POSTAGENS MAIS RECENTES

sexta-feira, 6 de março de 2009

Por que ainda é tão difícil aceitar a castração?

Meus cachorros são lindos, isso é fato consumado. Como toda mãe, eu acho os meus bebês os mais perfeitos exemplares de suas raças. Ainda assim todos os 3 foram castrados cedo, com no máximo 2 anos de idade (por incrível que possa parecer, é uma grande dificuldade encontrar no Recife um veterinário que esteja disposto a fazer a castração antes dos 8 meses, apesar de já ser procedimento corriqueiro nos Estados Unidos e Europa castrar aos 4 meses ou antes). Eu já perdi a conta das inúmeras vezes que me pararam na rua, durante um passeio com os cães, para comentar:

- "Nossa que lindo! Eu tenho um dessa raça, você não quer cruzar?"
- "Não, meus cachorros estão todos castrados"
- "Ai coitado! Que maldade!"
- "Maldade por quê? A castração traz diversos benefícios para o cachorro!"

E eu continuo falando com o cidadão ou cidadã por mais uma meia hora sobre as muitas vantagens da castração. Até dá para entender quando uma pessoa leiga no assunto reage com esse espanto todo, achando que é "maldade", que é "anti-natural" e essas coisas todas que a gente ouve sempre. Mas não dá de jeito nenhum para entender, e nem muito menos para aceitar, quando um veterinário reage dessa forma. E acreditem-me, conheço váááááários que ainda dizem: "Que maldade, por que você fez isso?". É mole explicar a missa ao vigário?

Eu faço o que posso, mas é muito difícil lutar contra essa corrente. Eu sempre oriento os meus clientes sobre as vantagens da castração, e eles muitas vezes ficam bem empolgados para agendar a cirurgia com o veterinário. Mas o veterinário se recusa a fazer!!! Eu ajudo os clientes a coletar evidências sobre a castração, eu os encorajo a pesquisar sobre o assunto para discutir com o veterinário, eu envio para eles artigos publicados sobre o tema. Mas o veterinário muitas vezes se mostra irredutível e o cliente não vê outra saída a não ser desistir de fazer o procedimento ou procurar outro veterinário.

Que um profissional da área não *concorde* com a castração eu até entendo, mas que ele *desconheça* totalmente os benefícios e ache a cirurgia uma "maldade", isso é inadimissível! Com tanta informação por aí, como ainda pode haver veterinários que não procuram se atualizar? Com tantos animais abandonados, com o crescente problema da superpopulação e consequentemente da exterminação de cães, como ainda pode haver veterinários que se recusam a fazer a castração? E o que pode ser ainda pior: Como ainda pode haver veterinários que passam informações erradas para os clientes, como por exemplo que uma cadela precisa ter pelo menos uma cria para não desenvolver câncer? Onde vamos parar com tamanha falta de conhecimento?

Kayla, cocker spaniel inglês fêmea de 6 anos

Kiely, pinscher miniatura fêmea de 5 anos

Kaiky, chihuahua pêlo liso macho de 4 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

•▄▀• OUTRAS POSTAGENS NOS LINKS ABAIXO