•▄▀• POSTAGENS MAIS RECENTES

sábado, 7 de março de 2009

Injeção substitui castração em machos

Eu estava esperando publicarem mais informações sobre essa super novidade antes de comentar aqui no blog. Essa matéria é do G1, o portal de notícias da Globo. A castração química - que se dá por intermédio de uma simples injeção - promete ser uma ferramenta revolucionária no combate à superpopulação de cães. Por não ser uma cirurgia, não há dor e nem o período de recuperação. Entretanto, ainda não ouvi nem li nenhum comentário sobre os efeitos da castração química no quesito comportamento.

A castração tradicional, cirúrgica, remove os dois testículos e portando reduz enormemente a produção de testosterona pelo organismo do macho. Isso gera inúmeras vantagens para a melhoria do comportamento do peludo: os machos castrados marcam menos território, são menos agressivos com pessoas e outros cães, não ficam estressados com fêmeas no cio, fogem menos, vivem mais... Enfim, há uma longa lista de vantagens além da óbvia impossibilidade de fertilizar fêmeas. O que eu ainda não consegui descobrir é se essa nova castração química apresenta os mesmos benefícios que a castração cirúrgica para o comportamento dos machos.

Outra coisa que me deixa intrigada é a necessidade de sedativo para aplicar a injeção em alguns cães menos tranquilos. Apesar da castração cirúrgica de machos ser um procedimento rotineiro, rápido e extremamente simples, toda anestesia tem um certo nível de risco, mesmo que pequeno. Em teoria a castração química eliminaria esse risco, mas a necessidade de sedativo para aplicar a injeção traz de volta o problema.


Injeção no testículo de cães substitui castração cirúrgica: Novo produto à base de zinco interrompe produção de espermatozóides. Empresa que lançou produto vai doar medicamentos para ONGs.

Uma injeção que deixa os cães machos inférteis sem a necessidade de cirurgia surge como uma alternativa para donos de pets que consideram cruel a castração tradicional. A nova droga foi lançada no início do mês, em São Paulo.

A veterinária e diretora da empresa que desenvolveu o medicamento, Maria José Simões de Freitas, explicou ao G1 que o animal recebe uma injeção do medicamento em cada testículo. “O produto é feito à base de zinco, que é a substância usada pelas células dos testículos para a produção de espermatozóide. Com o excesso, o organismo não consegue mais produzir espermatozóides. As células acabam atrofiando e não há mais a produção”, disse.

Segundo Maria José, com uma única dose, a eficácia do medicamento foi constatada em 72% dos animais após 30 dias. Dependendo de cada animal, entre 30 e 60 dias, é recomendada uma nova aplicação para a total atrofia dos testículos.

“O veterinário responsável pela aplicação vai avaliar se o animal precisa ser sedado para a aplicação do produto, que é feita por uma injeção. Geralmente, é dispensável quando os animais não são agressivos”, disse Maria José, que garante que durante o processo de atrofia também não há dor. “O cão não sente porque é um processo muito lento, leva cerca de 60 dias até a atrofia total.”

O esterilizador químico, que se chama Infertile, foi desenvolvido no Brasil pelo Centro de Planejamento de Natalidade Animal (CPNA). O produto foi testado por seis anos e teve a comercialização liberada pelo Ministério da Agricultura no fim de 2008. Por enquanto, é aplicado apenas em machos.

A empresa afirma que o medicamento não tem contraindicação nem provoca efeitos colaterais. Todo o procedimento deve ser feito por um médico veterinário.

Sem reação

Dona de um abrigo que cuida de 700 cães abandonados em São Paulo, Carmem Salas usou a injeção em seis animais há 15 dias. Segundo Carmem, eles não tiveram reações colaterais.

“Quando é feita a castração tradicional, alguns bichos ficam doloridos, têm inchaços, passam alguns dias sem comer e precisam usar capacete para não coçar. Com a injeção, eles ficaram normais e já estão com os outros, no canil”, disse Carmem.

Doação para ONGs

Até o dia 20 de março, o CPNA vai doar o medicamento para secretarias municipais interessadas e ONGs que cuidam de animais e desejam realizar a castração. O produto já está sendo vendido a R$ 30 para veterinários e a R$ 10 para ONGs.

Os responsáveis por ONGs podem entrar em contato com a empresa pelo e-mail: info@infertile.com.br ou telefone (11) 5631-0888.

Cautela

A Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo informou, em nota, que ainda está avaliando a possibilidade de utilizar a substância junto com o laboratório fabricante.

Segundo a secretaria, ainda serão realizados testes, pela Vigilância Sanitária, para verificar a segurança e eficácia do produto, bem como a sua utilização em mutirões de castração. As castrações cirúrgicas de cães e gatos machos e de fêmeas continuam.

Medicamento promete deixar cães inférteis sem necessidade da tradicional cirurgia

UPDATE: Novas informações e site oficial do produto. Fontes: Mãe de Cachorro, Instituto Nina Rosa e Infertile

HISTÓRICO DO INFERTILE E PRODUTOS SIMILARES

1. Pela dificuldade de trazer neutersol a um preço popular para o Brasil, surgiu a necessidade de desenvolver o infertile?
A idéia inicial era importar o neutersol, entretanto, como o custo deste produto era muito elevado, cerca de 50 dólares a dose, inviabilizaria sua utilização no Brasil, devido a nossa realidade econômica. Iniciamos então em 2003 os estudos para desenvolver uma fórmula nacional, porém diferente do Neutersol, com componentes diferenciados.

2. Neutersol – a neutralização por arginina foi um processo adequado para reduzir os processos inflamatórios. Por que o infertile não adotou esse protocolo?
O Infertile também foi neutralizado pela arginina. E os processos inflamatórios são reduzidos no Infertile, tanto que este quadro não passa de uma semana, conforme atestaram nossos estudos publicados em revistas internacionais de seletiva política editorial e de alto impacto internacional.

3. Apresentar histórico do Neutersol nos Estados Unidos, Europa e México e também do atual produto usado no México.
O produto é largamente utilizado nestes países com muito sucesso, e revolucionou o controle animal. Inclusive como atestam trabalhos recentes publicados por pesquisadores.

4. Estudo comparativo das fórmulas neutersol, infertile e do produto do México?
Podemos afirmar que a única semelhança das três fórmulas refere-se ao gluconato de zinco, porém em concentrações diferentes. Os demais componentes e as suas respectivas concentrações são segredos industriais, por isto que existem as patentes.

DOCUMENTAÇÃO E APROVAÇÃO DO MAPA

5. Qual foi o protocolo usado para aprovação do MAPA?
Foi utilizado o protocolo exigido para esta categoria de produto, no caso um injetável, e todas as exigências do MAPA foram cumpridas dentro do prazo e da legalidade. Ademais, o Infertile foi o único produto registrado no ano de 2008 pelo MAPA, daí conclui-se o rigor e o cuidado com todas as etapas que os idealizadores tiveram com o registro do Infertile.

6. Porque a aprovação foi feita no Ministério da Agricultura e não da Saúde?
Trata-se de um produto para uso em animais e não em seres humanos. Não é competência do MS/ANVISA registros de produtos para uso animal.

7. Como o MAPA aprovou um produto com apenas 11 animais testados? Somente 15 animais foram utilizados para testar o produto. Isso é suficiente?
A definição do número de animais para o protocolo final foi amparada por especialistas em bioestatística e como já mencionado, os estudos no Brasil tiveram o início em 2003, com um número próximo a 100 animais.

ESTUDOS REALIZADOS PARA O DESENVOLVIMENTO DO INFERTILE E EFEITOS COLATERAIS

8. Neste estudo deve-se exigir reconhecimento do bem estar animal como fundamental.
A promoção do bem estar animal é a base do desenvolvimento do Infertile.

9. Maiores informações em pesquisas feitas em todos os sentidos.
(Aqui diversas fontes foram citadas, irrelevantes para o meu propósito)

10.Quando e qual foi o tempo de teste deste produto no Brasil para ser autorizada a venda?
Os estudos para o desenvolvimento do Infertile no Brasil iniciaram em 2003, portanto foram seis anos.

11. Existem pesquisas sobre os efeitos colaterais? Quais são os efeitos colaterais? Por quanto tempo o estudo dos efeitos colaterais deste produto foi observado? Apresentar estatísticas deste estudo. Como podem prever que não surgirão efeitos adversos se não foi utilizado em maior escala de animais (15 animais)?
Os efeitos colaterais estão listados na bula. Trabalhos publicados pelo mundo também confirmam esta assertiva.

12. Como pode dizer que o procedimento é seguro se os efeitos colaterais não foram observados a longo prazo? Sendo considerado um metal (ZINCO) essas doses são seguras? Os processos de transporte do metal (ZINCO) são sensíveis a temperatura, ao tempo e o pH, isso influência em alguma coisa no trabalho?
O zinco tem pH neutro e faz parte da composição do plasma seminal e dos tecidos do trato reprodutor. Além disso, o plasma e os tecidos desta região contêm uma concentração de zinco maior que qualquer outro órgão do corpo. O zinco é essencial para o crescimento normal, reprodução e expectativa de vida dos animais e tem efeito benéfico no processo de reparação tecidual e cicatrização. É considerado não carcinogênico, não teratogênico e não mutagênico. Também é um componente do sêmen e afeta a motilidade espermática. Os nossos estudos no Brasil tiveram início em 2003, ou seja, 6 anos e nada foi detectado que pudesse comprometer a saúde dos animais tratados com Infertile. Há estudos no mundo com mais de 30 anos sobre o zinco. As doses são perfeitamente seguras. O transporte não influenciou durante o trabalho.

13. Quais e quantos foram os animais cobaias utilizados aqui no Brasil, onde foram realizados os testes, por quem e onde se encontram hoje estes animais?
Este termo “cobaias” não é o mais indicado para se referir aos animais utilizados para o desenvolvimento do Infertile no Brasil, pois o respeito ao bem estar animal sempre foi a tônica dos pesquisadores envolvidos no projeto Infertile. Os testes foram feitos por pesquisadores de alto gabarito em um abrigo de proteção animal localizado no Município de Ibiúna - SP com quase 100 animais. Desde o início do projeto, os cães que não foram adotados encontram-se neste local em perfeitas condições de saúde.

14. Existem estudos de animais inoculados com o produto e que se mantiveram vivos sem o comprometimento para esses animais?
Sim, há dezenas de animais que receberam o Infertile há pelo menos cinco anos e estão perfeitamente saudáveis, sem nenhum comprometimento.

15. Existe estudo sobre a dor realizado no teste do infertile?
Estudos conduzidos por nós desde 2003 têm avaliado a dor dos animais com o uso de protocolos e avaliações diárias. Ademais, especialistas da UNESP-Botucatu neste parâmetro também a avaliaram com protocolos altamente rigorosos e científicos.

17. Vocês possuem documentos assinados por outros veterinários, consagrados em suas áreas, e o histórico de acompanhamento dos animais (pelo menos três anos) submetidos à castração química em relação a todas as etapas desde dor e possível sequelas? Qual foi a metodologia usada e a conclusão final, que comprova ser um produto que não causa mau-estar e dores no animal?
Temos dois trabalhos científicos publicados internacionalmente em revistas de alto impacto e de seletiva política editorial com a participação de profissionais e especialistas consagrados referente ao desenvolvimento do Infertile. A publicação de dois trabalhos científicos com a participação de profissionais de alto gabarito tem valor maior do que um documento assinado. Nestes artigos há todas estas informações referentes à dor, acompanhamento dos animais e seqüelas, esta última que não existe. Ademais, o processo de registro do Infertile no MAPA exigiu uma série de documentos de elevada complexidade técnica.

18. O depósito do zinco pode causar tumores, câncer com o passar dos anos? Qual é o estudo que foi realizado? Quais são os testes que o Infertile tem sobre ulceração?
O Infertile não provoca ulceração. Vide resposta 12.

19. Especialistas afirmam que a introdução de zinco no organismo aumenta as chances de desenvolvimento de um tumor maligno. Quais os riscos dessa esterilização para o cão? Vocês mediram em percentual esse risco a médio e longo prazo? Embora o zinco seja essencial ao metabolismo humano, a grande maioria dos sais de zinco causa algum problema ao organismo, desde dermatites irritativas até grandes ulcerações, deste modo, há comprovação de que com o uso do gluconato de zinco, não ocorrerá problemas posteriores?
Vide resposta 12.

20. Altas doses de zinco (200mg, por exemplo) causam sintomas parecidos com intoxicações alimentares, náuseas, vômitos e diarréias, febre, entre outros sintomas, qual a dose que será utilizada nos animais, somando-se a possibilidade da segunda aplicação e lembrando que a meia vida do zinco é longa?
Questão respondida na pergunta 13. E complementando: em média será 26,2 mg de gluconato de zinco por testículo, ou seja, 52,4 mg por animal. Não encontramos trabalhos mostrando que o gluconato de zinco pode causar sintomas parecidos com intoxicações alimentares. Apenas de 2 a 3% dos cães tratados com Infertile podem apresentar náuseas.

PROTOCOLO

21. Estabelecer critérios específicos para o uso do infertile, formas e normas de aplicação.
Há farto material desenvolvido neste sentido para todos que assim desejarem, pelo site do Infertile (www.infertile.com.br) há muita informação técnica disponível e também por solicitação também podem ser enviados materiais técnicos.

22. Vai poder ser usado em gatos também?
Não é recomendado para gatos, pois não foram efetuados testes para esta espécie animal.

23. Qual é o protocolo que o Infertile adota para animais de rua? Se o animal receber o produto mais de uma vez qual reação terá? O animal que recebe o produto será castrado depois se não houver um programa de identificação ou regulamentação? Como controlar isso?
Importante que para todos os animais que receberam o Infertile tenha um cadastro e uma ficha da sua utilização. Entretanto, se um animal receber duas ou mais doses, nada acontecerá de prejudicial a ele. A microchipagem ou tatuagem dos cães pode ser eficiente nestes casos para um controle mais efetivo.

24. Precisa ser feito algum teste/exame nos pacientes antes da administração?
O médico veterinário deverá examinar as condições gerais do animal, bem como se apresenta a bolsa escrotal e os testículos. Qualquer alteração na normalidade da saúde do cão contra indica a aplicação do Infertile.

25. Cães com problemas testiculares podem usar o produto?
Nestes casos, é importante a indicação de um médico veterinário e é desaconselhável aplicar em caso de criptorquidismo, orquite severa e lesões de pele no escroto.

26. Se o animal tiver câncer de próstata pode ser aplicado mesmo assim?
É para ser aplicado em animais sadios.

27. É possível verificar clinicamente se o animal já foi esterilizado com o Infertile e, independentemente disto ser possível, que efeitos teria uma inadvertida reaplicação do produto em um cão?
Clinicamente há uma redução no tamanho dos testículos dos animais, mas em nossos estudos não foi detectada diferença estatística neste parâmetro. O mais indicado seria um sistema eficiente de identificação destes animais como tatuagem com tinta adequada para este fim na orelha do cão ou microchip. Não há efeito negativo na reaplicação do Infertile.

28. Por quanto tempo após a aplicação do Infertile o animal permanece fértil?
Nas suas primeiras semanas após a aplicação do Infertile o produto já produziu um efeito considerável na esterilidade do animal. Portanto, nas duas primeiras ou até a terceira semana pode ainda haver fertilidade. Após este período, com uma aplicação 72% dos animais são esterilizados.

29. Depois de alguns anos tem que fazer outra aplicação?
Na maioria dos animais não há necessidade de outra aplicação.

30. Se o veterinário não quiser fazer um espermograma no animal, pode ser aplicado novamente depois de 15 dias?
Sem problema algum. O efeito sempre será benéfico.

31. Aplicação deve ser realizada somente por veterinário?
Sim, ou supervisionada por ele.

32. O produto pode ser usado de maneira indiscriminada pelos veterinários?
O Infertile deve ser aplicado somente por médicos veterinários e com a indicação dos mesmos.

33. Será um produto vendido em lojas de rações e pet-shops ou só poderá ser comercializado em clínicas e aplicado por veterinários?
O Infertile deve ser aplicado por um médico veterinário ou sob sua supervisão, sempre com o acompanhamento deste profissional. O Infertile tem o perfil de um produto para ser comercializado em prefeituras para o controle populacional canino e em clínicas veterinárias. Sua venda em casas de ração e pet shops não é indicada.

34. As doses foram doadas sem treinamento de profissionais para aplicação do produto?
Todos os profissionais que receberam as doses serão e devem ser treinados.

35. Qual é a idade preconizada para o uso do Infertile? Como usar o infertile nos filhotes? É possível esse uso ou os protetores terão que esperar agora de sete a dez meses, até o aparecimento dos testículos para aí sim, fazer uso do medicamento? O que elevaria bastante o custo para os protetores.
Pode ser utilizado em filhotes a partir do terceiro mês de vida desde que já apresentem os testículos dentro da bolsa escrotal e a partir daí em animais de qualquer idade. A partir dos três ou quatro meses de idade os cães já podem receber o Infertile, com a aplicação média de 0,5 mL por testículo. Ou seja, a dose de um animal de porte médio é suficiente para esterilizar dois filhotes, com redução de 50% do custo, o que torna o Infertile mais interessante ainda.

36. Como assegurar ao proprietário que após 10 anos a aplicação não causará nenhum problema para seu cão?
O zinco vem sendo testado há mais de 30 anos no mundo como método contraceptivo definitivo em cães machos sem causar alteração.

37. A aplicação causa dor?
Não.

38. Qual é o procedimento quando o animal apresenta agitação na hora da aplicação? Como deitar o animal na calha, abrir as pernas e injetar o produto no local certo sem um sedativo?
Geralmente o animal pode ficar agitado pela contenção e não pelo fato de estar recebendo o Infertile. Uma contenção e aplicação adequada evita a agitação. Em cães de grande porte, gigantes ou agressivos pode se aplicar tranqüilizantes como medida opcional, para proteger as pessoas de mordidas e agressões.

39. Após a aplicação, por quanto tempo o animal sente dor?
Alguns animais podem sentir desconforto somente nas primeiras duas horas após a aplicação. Na maioria dos cães, nada é observado.

40. É necessário aplicar antiinflamatório?
Nos nossos estudos nunca houve necessidade de aplicar antiinflamatório, porém esta é uma medida opcional que pode ser utilizada.

41. É perigoso injetar o produto na pele do escroto e em outros tecidos? É possível causar inflamação que chega a ponto de ter que cortar o escroto?
Quando o procedimento indicado é usado, nada disto acontece. Inclusive é seguro para as pessoas que aplicam o produto.

42. Pode causar ulceração no local devido aplicação incorreta?
Não, só compromete o efeito esterilizante do produto necessitando que uma nova aplicação seja efetuada. Ulceração pode ser causada se o cão lambe muito o local da injeção. Evita-se isso seguindo o protocolo, não utilizando a mesma agulha para aplicar o Infertile que utilizou para encher a seringa. Com isso, evita-se que o produto possa irritar a pele do animal.

43. Qual é a possibilidade a partir do processo de fibrose surgir uma ulceração que posteriormente necessite de castração cirúrgica?
Muito remota esta possibilidade e nunca observamos este quadro, bem como outros trabalhos já citados anteriormente confirmam esta assertiva.

44. Isquemia e fibrose causam dor?
Não necessariamente. O Infertile desencadeia um quadro de fibrose sem dor, não isquemia.

45. Algo fibroso sem circulação de sangue, pedaço morto ou quase morto dentro do corpo deverá ser expurgado a qualquer momento ou ocasionar um tumor que deverá ser retirado. Qual é o protocolo do Infertile?
Não há necessidade de se retirar os testículos que foram tratados com Infertile, em nada prejudica o animal.

46. Se causa fibrose nos testículos qual é a garantia que se tem que o produto não vai para alguma outra parte do organismo?
A ação do Infertile é exclusivamente localizada nos testículos, por isso que a via é intratesticular.

47. Sobre a fibrose do tecido saudável: sabemos que uma fibrose testicular ocorre devido a vários fatores - inflamações, infecções - alguns desses processos podem causar aumento do volume, calor, dor intensa, o aumento de temperatura, perda de apetite entre outros. A questão é, o Infertile causará provavelmente aos animais esses mesmos sintomas por produzir no testículo uma inflamação que levará a necrose? Em seres humanos esse nível é elevado e como a necrose não ocorre na hora, levando dias para acontecer, é melhor para o animal? Sendo assim, quais medicamentos seriam necessários para amenizá-los?
Na aplicação do Infertile conforme descrito na sua bula, ele causa um discreto inchaço, devido ao processo de esterilização instalado, mas este desaparece em poucos dias. O uso de anti-inflamatórios geralmente é desnecessário, mas pode ser utilizado por indicação de um médico veterinário. Nas primeiras horas após a aplicação do Infertile é indicado o uso de dipirona para os animais que apresentarem desconforto, que representam a minoria. Não detectamos em nossos estudos calor, perda de apetite e febre nos cães.

48. Discreto inchaço ou inflamação nos testículos. Em quantos dias volta à normalidade?
Em uma semana, no máximo.

49. Como não há remoção dos testículos a testosterona não é completamente eliminada, o comportamento de cobrir fêmeas permanece e não evitaria doenças como TVT e tumor de Sticker. Se os testículos permanecem no animal a produção de testosterona continua? O animal perde ou não perde libido? Qual é a porcentagem da perda?
A porcentagem de perda é acima de 50%. Há uma queda drástica da libido dos animais e o interesse dos machos por cobrir fêmeas no cio, como atestam os resultados de nossas pesquisas. Importante ressaltar que o TVT pode ser também transmitido pelo simples fato do animal cheirar ou lamber a genitália de um outro portador, sendo esse um comportamento comum entre animais castrados e não castrados.

50. Como detectar que o animal não é alérgico ao produto? E se for qual é o procedimento?
Não há relatos que este produto seja alérgico, pois o zinco é componente das células do testículo do animal. Vide resposta 12.

51. Pode ser feito com qualquer raça já que por exemplo no caso do BULL TERRIER pode apresentar uma alteração fatal no metabolismo de metal (ZINCO)?
O zinco faz parte de todo organismo animal, não entendemos o motivo porquê a raça BULL TERRIER iria apresentar tal reação.

CASTRAÇÃO CIRÚRGICA X ESTERILIZAÇÃO QUÍMICA

52. Não diminuir a importância das cirurgias e todo o avanço já conquistado pelas ONGS em seus trabalhos junto ao governo. O infertile é mais uma ferramenta para grandes campanhas.
Sim, o Infertile é mais uma ferramenta importante no controle das populações de cães, a exemplo de novos produtos que estamos agora desenvolvendo para as fêmeas.

53. As vantagens da castração são mais apropriadas do que do produto infertile?
Não. Mas a castração cirúrgica também é boa, apesar das suas limitações como: a amputação, riscos de infecção pós-cirurgia, complicações na anestesia com risco de morte do animal, rejeição por alguns proprietários de cães, entre outros.

54. Qual a vantagem de usar essa nova droga em relação à castração definitiva? Hoje é possível castrar animais a preços muito baixos e por um método absolutamente confiável. O uso do infertile compensaria, economicamente, para os protetores, sendo que muitos veterinários, apesar do CRMV não aceitar, cobram um preço entre 40 e 50 reais para a castração normal, muitos deles incluindo medicamentos pós castração?
Apesar dos esforços para a redução do custo da cirurgia de castração, quando comparado com o método químico, este é pelo menos 20% do valor da castração cirúrgica, além de ser mais prático, fácil e ser utilizado em larga escala. Vide resposta 53.

55. Qual os pós e contras de tal procedimento diante da castração convencional, já que tal procedimento convencional diminui as chances de câncer de próstata?
Vide resposta 54. Na castração química também há uma diminuição sensível na elaboração de hormônios androgênicos prevenindo assim o risco de câncer prostático.

56. Se o produto não garante 100% de esterilização, vale a pena correr riscos com um método novo e sem grande comprovação?
Não existem fármacos com 100% de garantia. E nos animais que não estiverem 100% esterilizados, uma segunda aplicação, é capaz de esterilizá-lo em 100%. O método tem sim, grande comprovação, pois é estudado no mundo há mais trinta anos e no Brasil há seis anos.

57. Os proprietários dos animais vão ser avisados de que a castração química é menos recomendada que a convencional?
Nós acreditamos que a castração química é mais recomendada do que a cirúrgica, principalmente em cães de proprietários de baixa renda que não têm acesso ao atendimento médico veterinário. Ademais, é um produto desenvolvido para o controle populacional canino em larga escala nas comunidades carentes que devem ter uma assistência do poder público.

58. Se o Infertile é tão bom como vocês dizem porque não é usado em homens? Não seria um método rápido e barato de infertilização? Sabe-se que remédios destinados a humanos são testados primeiros em animais. Por que não testam o INFERTILE - um medicamento destinado a animais em humanos?
Medicamentos veterinários devem ser utilizados para animais e não para seres humanos. A utilização de medicamentos veterinários em seres humanos é ilegal e altamente anti-ética. Seria a mesma coisa que médicos para seres humanos começassem a fazer a orquiectomia nos homens.

2 comentários:

  1. CRMV-SP PROMOVE ENCONTRO DE
    ESCLARECIMENTOS SOBRE O INFERTILE

    O CRMV-SP promoverá um encontro de esclarecimentos sobre o esterilizante químico INFERTILE, com a participação dos médicos veterinários responsáveis pelo produto (Dr. Francisco Soto e Wilson Gonçalves Viana, criadores da fórmula química). Este evento, que terá entrada livre, foi agendado pelo Presidente do CRMV-SP, Dr. Francisco Cavalcanti de Almeida, atendendo solicitação de um grupo de ONGs, protetores independentes e médicos-veterinários (no anexo, o documento dirigido ao Dr. Francisco, no último dia 5 de março, solicitando a reunião).

    Vale lembrar que durante o evento de lançamento do INFERTILE, dia 3 de março último, os médicos veterinários Francisco Soto e Wilson Gonçalves fizeram uma brevíssima explanação apontando as vantagens do produto, com dados que não foram suficientes para demonstrar que os animais submetidos a este esterilizante químico realmente não sofrerão efeitos colaterais negativos, tanto nos primeiros dias, como a médio e longo prazos.

    O encontro para esclarecimentos sobre o INFERTILE está agendado para dia 17 de março (terça-feira), às 19 horas, na sede do CRMV-SP, Rua Apeninos, 1088 (auditório do primeiro andar), próximo ao Metrô Paraíso. QUALQUER DUVIDA, basta ligar para o Gabinete do CRMV-SP, fone 5908-4790, com Idalina, das 10 às 16 horas.



    Pessoal das ONGs localizadas em outros Estados: solicitem aos respectivos CRMVs a realização de amplas discussões relativas ao INFERTILE, pois a intenção dos fabricantes é que o produto seja usado em larga escala no País.

    É isso aí…

    ResponderExcluir
  2. Como que um produto que não é eficiente em 100% de esterilização pode ser substituto de algo que é 100% eficaz? quando se castra um animal queremos resolver o problema em definitivo. Além do que o Infertile não resolve o problema da libido do animal. E a maioria dos donos que procuram o veterinário para castrar machos quer solucionar problemas comportamentais, tipo, fuga de casa atrás de cadela no cio, escapadas em que o animal volta td machucado, hábitos de marcação de território, monta em pernas de visitas, etc.....e como será determinado que o animal está 100% estéril? teremos que fazer um espermograma para saber se ele terá que tomar uma 2a. dose? não vejo no que essa castração quimica ajudará no problema da superpopulação. Acho que foi um produto lançado na correria e que no minímo teria que ser melhor desenvolvido, pois nem mesmo se sabe se ele é cancerígeno. Não se esqueçam que o corpo tem tendencia a rejeitar o que considera tecido morto, necrosado.

    ResponderExcluir

•▄▀• OUTRAS POSTAGENS NOS LINKS ABAIXO