•▄▀• POSTAGENS MAIS RECENTES

sexta-feira, 20 de março de 2009

Os alemães e a sua paixão por cachorros

Fonte: DW-World.de

Nas agências dos correios, no transporte público, em barzinhos ou em restaurantes: na Alemanha, os cães estão por toda a parte. A presença deles é permitida em muitos estabelecimentos do país (que sonho, aqui no Recife eles não podem entrar em lugar *nenhum*), mas, quase sempre, presos à coleira.

Mesmo que à primeira vista esse costume possa causar estranhamento aos olhares estrangeiros (não sei por quê: eu não preciso ir muito longe para encontrar a mesma deferência pelos bichos; no Sudeste do Brasil por exemplo, cães bem comportados podem frequentar vários estabelecimentos), é justificável quando se conhece a adoração dos alemães pelos cachorros. Para muitos moradores do país, eles não são meros animais de estimação, mas fazem parte da família.

A aposentada Barbara Herzog, 71 anos, mora sozinha com Ricky e vê no cãozinho um companheiro para todas as horas. "Sempre o levo junto quando vou ao cabeleireiro ou a restaurantes, mas como alguns lugares não aceitam animais, às vezes preciso deixá-lo no carro", conta. (Importante: vale lembrar que esse hábito de deixar o cachorro no carro é *muito perigoso* e pode ser até *fatal*. Lá na Alemanha o clima é frio e portanto o risco é bem menor!)

E a amizade não para por aí. Por acompanhá-la nas viagens de carro, Ricky tornou-se um cachorro internacional. "Ele conhece Paris e tem muitos amigos cães na Espanha", garante a simpática senhora, complementando: "Nas melhores viagens ele sempre me acompanha".

A massagista Marie Meier, 26 anos, também vê em Harry – da raça boxer – muito mais do que um animal de estimação. O cão, hoje com 4 anos, é – nas palavras dela – um bom amigo. "Ele é companheiro, silencioso, cheira bem (isso lá é critério para avaliar um cachorro???) e sabe se comportar. É ótimo tê-lo por perto", garante.

Meier, que mora sozinha com Harry, quis comprar um cachorro por causa do companheirismo comum a esses animais. "Os gatos gostam de ficar sozinhos. Não acho isso legal. Com Harry posso passear", diz.

Sobre os motivos que a levaram a escolher um cachorro, apesar do imposto anual exigido pela lei alemã pela posse (fantástico isso: imposto pela posse!!!), Meier brinca: "O imposto não é problema. Caro é ter um filho".

Os alemães adoram cachorros (vou fingir que não estou vendo o cachorro pintado de rosa)

Imposto

Apesar dessa adoração, ter um cachorro, na Alemanha, pode custar caro. O preço de um labrador pode chegar a 1.500 euros. Já as raças leão da Rodésia ou dogue de Bordeaux valem em torno de 2 mil euros.

Fora isso, a lei obriga o proprietário a pagar imposto pela posse. (Idéia de gênio: obriga as pessoas a pensarem bem antes de levar um cachorro para casa). A taxa, cujo valor varia de cidade para cidade, fica entre 60 e 160 euros por ano para o primeiro cão e, de regra, aumenta para cada cachorro adicional. (Bom, aí eu já não sei se é uma boa idéia, não devia ser mais barato para cada peludo extra???). Ela não tem um fim específico.

Conforme o Clube Canino Alemão (VDH), trata-se de um imposto sobre artigos de luxo (Cachorro é artigo de luxo? Não concordo com isso. Os cães mais felizes costumam ser aqueles das pessoas com menos condições financeiras). "Existem cidades em que o valor pode chegar a 700 euros para cães de combate", revela o relações-públicas da VDH, Udo Kopernik.

Já para os donos de cães treinados, a exemplo dos guias para cegos, salva-vidas e dos usados em terapias, há redução no imposto. (E deveria haver isenção do imposto para os cães adotados).

Responsabilidades do proprietário

Como demonstraram Herzog e Meier, ter um cachorro não se restringe a alimentá-lo. O animal precisa de carinho, contato social e cuidados especiais.

O VDH criou um guia para a emissão de uma carteira de condutor de cães (outra idéia de gênio). A habilitação comprova que o proprietário está capacitado a ter a guarda do animal sem colocar pessoas em perigo.

No guia constam algumas das responsabilidades dos proprietários que, na verdade, não são obrigações (não são??? Por quê não???), mas dicas para que o cachorro tenha uma vida saudável e longa ao lado do seu dono.

Barbara Herzog passeia com Ricky

Antes da compra, por exemplo, o interessado tem que pensar no espaço que o animal ocupará. Cães pequenos podem viver em apartamento; já os maiores precisam de espaço e não são indicados para pessoas que moram em casas sem pátio.

Conhecer as necessidades e características da raça escolhida também é importante. Os adultos de raça pequena ou média precisam ser alimentados de uma (nada de uma, duas no mínimo!!!) a duas vezes ao dia e os de raça grande, duas vezes ao dia.

Outro aspecto fundamental para a saúde do animal são os passeios. O ideal é que ocorram, pelo menos, duas vezes ao dia. Caso o cachorro viva num lar pequeno, a movimentação ganha ainda maior importância.

Dar banho, cortar suas unhas, escovar o pelo e dar biscoitos duros para preservar os dentes (escovar os dentes deles é mais eficaz) também estão entre as responsabilidades.

Férias com cachorros

Assim como Herzog, os proprietários que não quiserem abrir mão dos "amigos de quatro patas" em viagens ou nas férias têm a possibilidade de deixá-los aos cuidados de um dogsitter, um tipo de babá para cães (Assim como o meu trabalho de treinadora de cães, esse de dogsitter é outro trabalho ótimo: ser paga para passar o dia com cachorros! Perfeito!). O profissional cuidará do animal sem tirá-lo de casa. O serviço inclui, ainda, alimentação e passeios.

Os hotéis de luxo para animais de estimação também são uma alternativa. No Pfötchenhotel há a oferta de massagens, a terapia na piscina, exercícios físicos, brincadeiras, salão de beleza e passeios por grandes áreas verdes.

Eles recebem todos os tipos de cuidados

2 comentários:

  1. Boa noite ! Adquiri a Gentle Leader para os meus 2 labradores. Acontece que não consegui colocar... eles pularam, pularam, e não me deixaram de jeito nenhum nem experimentar. Estou tão frustada, me ajude? O que faço? Eles tem 2 aninhos, são 2 criançonas...levadíiiiiiiiiiiiissimas... só sabem pular e pular. SOS. SOS SOS SOS

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana, sugiro que você entre em contato com o pessoal da BitCão através do site www.bitcao.com.br pois eles são os representantes da Gentle Leader no Brasil. Um abraço!

    ResponderExcluir

•▄▀• OUTRAS POSTAGENS NOS LINKS ABAIXO